Alagoas marca presença na 28ª Conferência Nacional das Bancárias e dos Bancários fortalecendo a construção da Campanha Nacional 2026
Delegação alagoana participou de três dias intensos de debates e contribuiu na definição das pautas que vão orientar a renovação da CCT e a luta por mais direitos, salários e dignidade para a categoria
A 28ª Conferência Nacional das Bancárias e dos Bancários reuniu, entre os dias 19 e 21 de junho, representantes de todo o país em um grande processo de construção coletiva da Campanha Nacional 2026. Foram três dias intensos de debates, análises e formulação de propostas que vão embasar a pauta de reivindicações da categoria na negociação com a Fenaban.
Mais de 630 delegados e delegadas, sendo 372 homens e 261 mulheres, além de 140 convidados, participaram do encontro que marcou a consolidação da pauta nacional da categoria. A delegação de Alagoas teve participação ativa em todas as etapas da conferência, contribuindo diretamente para o fortalecimento das propostas que irão orientar a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). A presença do estado reforçou a importância da organização da base e da unidade nacional dos bancários.
O mote da conferência, "Bancárias e bancários feitos de esperança, movidos pela luta", marcou o tom político do evento, destacando a defesa da vida, da dignidade e dos direitos em um cenário de profundas transformações no mundo do trabalho.
Alagoas com participação firme na construção da pauta nacional
A delegação de Alagoas esteve presente em todos os momentos da conferência, contribuindo com debates, propostas e defendendo as demandas da base bancária do estado dentro da construção nacional. O presidente Thyago Miranda destacou a importância dessa participação ativa. "A força dessa campanha está na base, e Alagoas mostrou isso aqui. Não é só presença, é participação de verdade, com construção e responsabilidade na defesa da categoria", afirmou.
A luta se constrói com unidade e participação da base
O presidente Thyago Miranda ressaltou a importância da mobilização coletiva e do papel estratégico da conferência na construção da campanha. "A luta se fortalece quando a base participa. É assim que garantimos avanços reais na mesa de negociação. Nada nasce pronto, tudo é resultado de organização e unidade da categoria", afirmou.
Durante o encontro, os debates reforçaram a necessidade de avanços concretos na pauta, com destaque para reajuste com aumento real, ampliação da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), manutenção e ampliação de direitos, além da defesa de empregos e melhores condições de trabalho.
Também foi enfatizada a importância de uma Convenção Coletiva forte, que hoje garante ampla proteção à categoria, com a maioria das cláusulas acima da legislação trabalhista.
Conjuntura e desafios do mundo do trabalho
Os debates também abordaram temas estruturais como conjuntura internacional, transformação digital, guerra tecnológica e os impactos diretos no setor bancário. O objetivo foi alinhar a categoria às mudanças em curso e preparar respostas organizadas para os desafios que vêm pela frente. Ao final do encontro, ficou definido o próximo passo: a entrega da pauta unificada da Campanha Nacional 2026 ao Comando Nacional dos Bancários, que será apresentada à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) no dia 24 de junho.
Agora é mobilização
Apesar do encerramento da conferência, a construção da campanha segue em andamento. A orientação é de intensificar a mobilização da base e ampliar a participação da categoria em todo o país.
As conquistas da categoria bancária sempre foram fruto de organização, unidade e luta coletiva. Por isso, o chamado segue direto: acompanhar a Campanha Nacional 2026, participar das atividades do Sindicato e fortalecer cada passo dessa caminhada.




