Delegação de Alagoas embarca para o VIII Fórum Nacional pela Visibilidade Negra no Sistema Financeiro, em Fortaleza

 

A delegação alagoana embarca rumo a Fortaleza (CE) para participar do VIII Fórum Nacional pela Visibilidade Negra no Sistema Financeiro, que acontece nos dias 6 e 7 de novembro de 2025, na sede do Sindicato dos Bancários do Ceará.

O evento reúne dirigentes sindicais responsáveis pelas secretarias de políticas sociais das entidades do ramo financeiro, lideranças envolvidas no enfrentamento ao racismo e bancárias e bancários que desejam fortalecer as ações pela igualdade de oportunidades e valorização da população negra no sistema financeiro.

A delegação de Alagoas é composta por cinco representantes: Aislane Caroline, Waldilene Kelly, Carlos Alberto, Luciano Santos e Guaraci Nunes. Os dirigentes vêm atuando de forma permanente em debates sobre equidade racial, combate ao racismo estrutural e institucional, e democratização das oportunidades no setor bancário.

Para o diretor Luciano Santos, que também preside a CUT-AL, a participação no Fórum reafirma o papel estratégico da luta antirracista dentro do movimento sindical bancário. "Não existe justiça social sem enfrentar o racismo. A presença de Alagoas neste Fórum demonstra que estamos na linha de frente dessa batalha. Queremos um sistema financeiro que reconheça, valorize e promova trabalhadores negros e negras, não apenas como mão de obra, mas como protagonistas. O combate ao racismo é diário, dentro dos bancos, nas negociações e na sociedade. Estamos indo para fortalecer essa luta e trazer mais ferramentas para transformar a realidade da nossa categoria", destacou.

Sobre o Fórum

Ao longo dos dois dias, o Fórum contará com rodas de conversa, debates e painéis que abordarão temas como:

- Relações raciais e mundo do trabalho no Brasil;
- Representatividade negra e ascensão profissional no sistema financeiro;
- Políticas de combate ao racismo institucional;
- Cultura, identidade e luta antirracista como instrumentos de transformação social.

O espaço também servirá para fortalecer a atuação das entidades sindicais nas mesas de negociação com a Fenaban, garantindo que a pauta da igualdade racial seja tratada como prioridade estratégica.

Mais Notícias

+ Ver todas