Contraf e Sindicato solicitam antecipação da PLR

Cobertura das despesas extras nos meses de janeiro e fevereiro e reconhecimento pelo esforço dos trabalhadores estão entre as justificativas

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e sindicatos filiados enviaram ontem (1º/02) ofício aos principais bancos do país, solicitando a antecipação do pagamento da 2ª parcela da Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR), referente ao exercício de 2022.

De acordo com o definido na cláusula primeira da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) - PLR 2022, os bancos privados têm até o dia 1º de março de 2023 para efetuar o pagamento, mas, "sabe-se que nos meses de janeiro e fevereiro concentram-se as maiores despesas por parte dos trabalhadores, em razão da cobrança de IPTU, IPVA, matrícula e material escolar", afirmam a Contraf-CUT e o Sindicato no ofício ao justificar a solicitação.

"A antecipação também premia o esforço dos bancários durante todo o ano passado, que sofreram para cumprir as metas  e assegurar lucros bastante expressivos aos bancos", destaca o presidente do Seec-AL, Márcio dos Anjos, que integra o Comando Nacional dos Bancários.

Bancos públicos

A data de pagamento é diferente para os trabalhadores de bancos públicos. Por exemplo, na Caixa, o pagamento pode ser efetuado até o dia 31 de março, conforme definido no parágrafo oitavo da cláusula sexta do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos empregados. Já no Banco do Brasil, o pagamento pode ser efetuado em até dez dias úteis após a data de distribuição dos dividendos ou JCP-Juros aos acionistas.

A Contraf e o Sindicato também enviaram ofício aos bancos públicos solicitando a antecipação da PLR.

 

Mais Notícias

+ Ver todas