Em reunião com o Sindicato, BB reconhece falha e se compromete a devolver valores acima do teto da mensalidade sindical
O Sindicato participou de uma reunião com a superintendente estadual do Banco do Brasil, Cristiane Albuquerque, na manhã desta quarta-feira(17), para tratar de uma inconsistência identificada no sistema do banco que resultou no desconto da mensalidade sindical acima do teto previsto pela entidade.
Durante o encontro, o Banco do Brasil esclareceu que o sistema não observou corretamente o limite da mensalidade sindical, atualmente fixado em R$ 163,24, o que ocasionou descontos acima do teto.
O Sindicato informa que a falha ocorreu exclusivamente no Banco do Brasil, atingindo 89 funcionários, e que o problema já foi corrigido, com o ajuste efetivado na folha de pagamento de dezembro.
Para assegurar que nenhum trabalhador seja prejudicado, ficou acordado que haverá o ressarcimento integral dos valores cobrados indevidamente nos meses de setembro, outubro e novembro.
Conforme encaminhado na reunião, o Banco do Brasil realizará o débito na conta do Sindicato mantida no BB, mediante autorização da entidade, e efetuará os créditos de devolução diretamente nas contas das bancárias e bancários associados afetados.
Para o presidente do Sindicato, Thyago Miranda, a condução do processo reforça o compromisso da entidade com a transparência e a defesa da base. "Assim que identificamos a inconsistência, buscamos o banco para esclarecer a situação. O erro foi reconhecido, o sistema corrigido e agora avançamos nos encaminhamentos para garantir o ressarcimento dos valores, assegurando que nenhum bancário seja prejudicado", destacou.
A diretora Roseane Amaral também ressaltou a importância do diálogo e da informação transparente à categoria. "É fundamental deixar claro que esse erro foi pontual, restrito ao Banco do Brasil e a um número específico de funcionários. O Sindicato acompanhou todo o processo, garantiu a correção imediata e seguirá atento até que todos os valores sejam devidamente devolvidos aos associados", afirmou.
O Sindicato orienta que bancárias e bancários acompanhem seus contracheques e informa que, assim que o banco confirmar a data para a realização dos créditos de ressarcimento, a entidade divulgará amplamente em seus canais de comunicação. Em caso de dúvidas, os funcionários devem procurar o Sindicato.

