Sindicato vai aos bancos mobilizar bancários contra as metas abusivas

Campanha contra as pressões e em defesa da saúde foi lançada em Dia Nacional de Luta

No Dia Nacional de Luta para lançamento da campanha Menos Meta, Mais Saúde, coordenado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), diretores do Sindicato dos Bancários de Alagoas foram às ruas e agências nesta terça-feira (11/04) para denunciar a sobrecarga de trabalho e as práticas abusivas utilizadas pelos bancos para aumentar a lucratividade, o que tem aumentado de forma significativa o adoecimento dos trabalhadores. Doenças como as LER/DORT e os transtornos psíquicos dispararam no quadro de pessoal dos bancos, geradas pelo excesso de tarefas, as múltiplas funções, insuficiência de funcionários, assédio moral e outros tipos de pressão para o cumprimento de metas.

"Hoje é um dia para intensificar a luta dos bancários em defesa da sua saúde e de condições dignas de trabalho, de cobrar das instituições financeiras um tratamento humano na utilização da mão de obra, e de se rebelar contra as metas abusivas estabelecidas para os trabalhadores", disse o diretor do Sindicato Thyago Miranda, que convocou os bancários para denunciarem os abusos cometidos pelos bancos nos locais de trabalho.

O Dia Nacional de Luta também foi para mostrar a toda sociedade o cenário assustador que a categoria bancária precisa enfrentar todos os dias, que tem levado, inclusive, ao crescimento do número de suicídios. Pesquisa realizada pela Federação das Associações de Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) aponta que 70% dos trabalhadores da Caixa já foram acometidos por doenças do trabalho (LER/DORT e transtornos psíquicos) e que 47% já souberam de colegas que cometeram suicídio. O quadro é parecido nos demais bancos.

Estes e outros dados constam de um informativo produzido pelo Sindicato e que foi distribuído com as bancárias e bancários. Além das manifestações nas agências e da entrega do informativo, houve um tuitaço para dar visibilidade ao movimento nas redes sociais, com a hashtag #MenosMetasMaisSaude. Uma carta aberta também foi entregue ao presidente e aos superintendentes regionais do INSS, na qual a categoria e suas entidades listam os problemas por que passam os bancários quando necessitam dos serviços do órgão. No mesmo documento, foram cobradas providências urgentes.

A campanha Menos Metas, Mais Saúde está sendo lançada no mês dedicado à saúde, cujo Dia Mundial foi em 7 de abril. O Sindicato está engajado nas mobilizações convocadas pelo poder público, as entidades de classe, os movimentos sociais e a sociedade em geral para o referido mês, denominado Abril Verde. Ele se completará em 28/04, Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho (em memória das vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho). Um banner com a logomarca e mensagens do Abril Verde foi afixado na sede do Seec-AL.

 

Baixe aqui o informativo distribuído com as bancárias e bancários

Confira a carta aberta entregue aos gestores do INSS

 



Clique aqui para baixar o arquivo



Mais Notícias

+ Ver todas