Sindicato participa em Fortaleza da entrega das reivindicações ao BNB

Ato inicia as negociações da Campanha Nacional 2022

O Comando Nacional dos Bancários e a Comissão Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil entregaram ontem (20/06), na sede do BNB, em Fortaleza, as reivindicações específicas dos trabalhadores do banco para a Campanha Nacional deste ano. O ato deu início às negociações para renovar o Acordo Coletivo de Trabalho, que se soma à Convenção Coletiva da categoria bancária, a ser assinada com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

A entrega da minuta específica contou com a participação do Sindicato, através do seu presidente, Márcio dos Anjos, que integra o Comando Nacional dos Bancários, e do diretor jurídico da entidade, Iury Filgueira, que é membro da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB). A expectativa de ambos é que haja respostas concretas por parte do banco, e que as negociações avancem, de modo a concluir o processo antes da data-base, que é 1º de setembro.

"Para isso teremos de estar atentos e mobilizados, exigindo uma postura decente da direção do banco. Sabemos que a conjuntura nacional está difícil, mas não abriremos mão dos nossos direitos e de novas conquistas. Afinal, são os funcionários que constroem o banco, seja cumprindo o papel financeiro, de gerar lucro, seja cumprindo o papel socioeconômico, de fomentar o desenvolvimento da região", disse Iury Filgueira.

O presidente do Sindicato conclama os funcionários do BNB a se engajarem na Campanha Nacional, defendendo suas reivindicações específicas e, também, as que constam da minuta geral da categoria bancária. "Vamos precisar do empenho e da união de todos, não só para avançar nos instrumentos coletivos de trabalho, mas ainda para defender a manutenção do BNB público e cada vez mais forte", pontuou.

As reivindicações específicas foram tiradas no 28º Congresso Nacional dos Funcionários do BNB e homologadas nas assembleias dos trabalhadores em cada estado. Elas abrangem cláusulas econômicas e benefícios; a defesa do BNB; cláusulas sobre previdência; cláusulas sociais, sindicais e de teletrabalho; saúde e condições de trabalho.

Para o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Nordeste (Fetrafi/NE), Carlos Eduardo, todos esses temas se unem em um único objetivo que é a defesa do BNB como banco público, que deve pensar políticas de desenvolvimento e de melhoria de condição de vida do povo brasileiro. "Para isso, é necessária a luta dos bancários de todo Brasil e também do BNB, na CCT da categoria e no ACT do BNB", afirmou.

Para Gustavo Tabatinga, secretário Geral da Contraf-CUT, somente a unidade e o debate durante todas as conferências tornaram possível uma minuta representativa. "Hoje temos aqui o norte para a nossa campanha salarial. O controle dessa situação está nas mãos dos bancários e bancárias que discutiram e debateram cada pauta aprovada e que hoje foi entregue à direção do BNB".

Os demais presentes à reunião falaram sobre a importância do diálogo entre os representantes da categoria e a direção do banco, pauta também destacada por Haroldo Maia, diretor do BNB. "Todas as pautas trazidas foram e são discutidas com respeito e seriedade. É importante essa condição que foi criada de olharmos uns para os outros como pares, e assim buscar melhorias", disse o diretor.

É o que acredita o presidente do Seec-AL, Márcio dos Anjos: "Esperamos que, com esse gesto da entrega da minuta, nós possamos estar construindo verdadeiramente uma relação de respeito e ousadia, pois o momento exige diálogo e luta, acrescentou".

 

Mais Notícias

+ Ver todas