Engenheiros e ambientalistas buscam apoio dos bancários contra a pulverização aérea de agrotóxicos

Projeto de iniciativa popular será apresentado à Assembleia Legislativa  

O Sindicato dos Bancários de Alagoas foi visitado na tarde de ontem (6/10) por representantes das áreas ambiental e de engenharia, que articulam um projeto de iniciativa popular para banir a pulverização aérea de agrotóxicos em Alagoas. Recebidos pelo presidente do Sindicato, Márcio dos Anjos, os engenheiros Mário Agra e Ricardo Ramalho expuseram os motivos da apresentação da proposta, que será levada em breve para a Assembleia Legislativa do Estado.

A pulverização aérea de agrotóxicos, feita por aeronaves e que conta agora com a utilização crescente de drones, tem causado grande impacto ambiental na zona rural e em comunidades do interior. É uma demanda que ultrapassa os órgãos técnicos e que merece a atenção de toda a sociedade. Segundo os engenheiros Mário Agra e Ricardo Ramalho, o uso de agrotóxicos já é uma prática de risco para o meio ambiente e a saúde, e através da pulverização aérea se torna ainda mais perigosa, com maior exposição para o trabalhador rural, sua família, os rios e os córregos.

Sensível à proposta apresentada pelos profissionais, que buscam o apoio de entidades da sociedade civil organizada, o presidente do Sindicato colocou-se à disposição para contribuir com o debate, apoiando também a iniciativa deles de lançar o projeto, que tem um alcance social muito importante. "A pulverização aérea de agrotóxicos é um tópico complexo para ser abordado, porque além da implicação ambiental, tem a implicação política e econômica. O mais importante, contudo, é entender e analisar os impactos na saúde humana e no meio ambiente", afirmou.

Mais Notícias

+ Ver todas