Sindicato cobra e Santander proíbe bancários de utilizar WhatsApp Business

O Santander informou à representação dos funcionários que proibiu a utilização do aplicativo WhatsApp Business para tratar de assuntos relacionados ao banco, e que as reuniões institucionais são realizadas via aplicativo Microsoft Teams. A nova diretriz do banco é resultado de cobrança das entidades sindicais que, por sua vez, receberam denúncias dos bancários.

De acordo com as denúncias, os gerentes do Santander estavam sendo orientados a baixar o WhatsApp Business no celular particular e configurar o aplicativo para atender os clientes com o número comercial do banco.

O problema, contudo, é que o telefone continuava funcionando mesmo depois do expediente e nos finais de semana. Além disto, a utilização de telefone próprio para tratar de assuntos bancários pode caracterizar infração à Lei Geral de Proteção de Dados, que entrou em vigor recentemente.

Diante da situação, foi cobrada negociação com o Santander para tratar sobre este e outros temas. Na reunião, os representantes do banco informaram que está proibida a utilização do aplicativo WhatsApp Business para os bancários tratarem com clientes assuntos relacionados ao banco.

Também informaram que o número de telefone fixo da mesa, que antes era no banco, agora foi transferido para o canal do Superlinha, segundo o banco para facilitar o acesso e atendimento aos clientes via canais digitais.

O RH disponibilizou um guia com orientações e boas práticas para utilização do WhatsApp, disponível na academia do Santander, para o caso de o bancário utilizar o aplicativo para conversas com o cliente.

As negociações com o banco tiveram à frente o Sindicato dos Bancários de São Paulo, na região onde fica a sede administrativa do banco. "Cobramos do RH para que sejam reforçadas essas orientações aos trabalhadores, e o banco assumiu o compromisso de disponibilizar ao movimento sindical o guia de boas práticas para utilização do WhatsApp, bem como reorientar todos os funcionários, especialmente os gerentes, com relação a utilização do aplicativo", disse Wanessa de Queiroz Paixão, diretora do Sindicato e bancária do Santander.

Caso o gestor continue pressionando para que se faça atendimento pelo WhatsApp pessoal, ou para que se permaneça utilizando o WhatsApp Business, o bancário deve denunciar ao seu sindicato, que irá informar o RH para que reforce a orientação. A identidade do bancário que fizer a denúncia será mantida em sigilo.

 

Fonte: Seeb-SP, com edição do Seec-AL

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