Ministério publica nota técnica e bancários já podem ser vacinados

20% das novas doses são para trabalhadores dos bancos e dos Correios

Após vários dias de expectativa dos bancários e de cobranças do movimento sindical, entre eles o Seec-AL, o Ministério da Saúde publicou nesta quinta-feira (15/07) o Informe Técnico que faltava para iniciar a vacinação prioritária da Covid-19 nos trabalhadores dos bancos e dos Correios. O documento, que trata da pauta de distribuição das vacinas, determina aos estados e municípios que reservem 20% das novas doses para as duas categorias.

"Enfim, a vitória por completo. Agora é esperar as novas doses chegarem para serem aplicadas nos trabalhadores", disse o presidente do Sindicato e membro do Comando Nacional dos Bancários, Márcio dos Anjos. Para ele, a notícia traz um grande alívio, haja vista o clima de insegurança que existe hoje nas agências, com todos temendo ser infectados pelo novo coronavirus, sobretudo a variante Delta, considerada mais grave e contagiante.

"Perdemos vários colegas para a Covid. E os que não morreram ficaram com sequelas. Físicas e/ou psicológicas. Muitos casos poderiam ter sido evitados se fôssemos incluídos antes na prioridade da vacina, mas faltou sensibilidade e responsabilidade a esse governo. Não fosse a nossa luta, e valeu lutar, não teríamos chegado a esse momento, em que toda categoria, afinal, poderá ser vacinada", acrescenta Márcio dos Anjos.     

Na terça-feira da semana passada (6/07), o Ministério da Saúde informou a inclusão da categoria bancária entre as prioridades do PNI contra a Covid-19. Na ocasião, o Ministério informou que a nota técnica seria divulgada até o final daquela semana, o que acabou não acontecendo. Desde então, sindicatos e federações de bancários de todo o Brasil começaram a pressionar prefeituras e governos estaduais para agilizarem o cumprimento.

 

Mais Notícias

+ Ver todas