Conferência Nacional e Congressos do BB e da Caixa intensificam a luta contra o retrocesso e em defesa dos bancos públicos

Alagoas se faz presente nos eventos para contribuir com os debates e organizar a resistência

Bancários de todo o país se reúnem a partir desta quinta-feira, dia 1º de agosto, nos principais fóruns de discussão e deliberação da categoria, que são a Conferência Nacional dos Bancários e os congressos nacionais dos maiores bancos públicos. O Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (CONECEF) acontece simultaneamente ao Congresso Nacional dos Funcionários do BB (CNFBB), ambos na quinta e sexta-feira, enquanto a Conferência Nacional transcorrerá de sexta até o domingo. O local será a cidade de São Paulo.

"Serão momentos de extrema importância para avaliação, debate e deliberação dos trabalhadores bancários, haja vista a selvageria e a profundidade dos ataques que estão sendo desferidos pelo atual governo contra os direitos, a soberania, o meio ambiente, as minorias, os excluídos e o patrimônio nacional, sobretudo as empresas públicas, como a Caixa, BB, BNB, Petrobras e Eletrobras", observa o presidente do Sindicato, Márcio dos Anjos.

Para o presidente do Seec-AL, essa nova etapa de luta na vida dos bancários e demais trabalhadores exige unidade e resistência redobradas, além de inovação no planejamento, para melhor organizar e mobilizar. "É isso que buscaremos discutir nos três eventos, além das questões específicas de cada banco. Acredito que a categoria sairá mais fortalecida", acrescenta.

Além do presidente do Sindicato, representam Alagoas na 21ª Conferência Nacional da categoria os diretores do Seec-AL Cláudio Gama (Itaú), Hugo Guimarães (BB), Ismael Monteiro (Caixa), Luana Machado (Itaú) e Thyago Miranda (BNB).

Já no 35º CONECEF os delegados ao evento são Geraldo Rizzo (aposentado) e os diretores do Sindicato Ismael Monteiro e José Marconde . No Congresso do Banco do Brasil são representantes de Alagoas Hugo Cavalcante e Arivoneide Moraes, tendo ainda como convidado Carlos Alberto Oliveira, todos diretores do Seec-AL.

As delegações foram eleitas em assembleia geral da categoria e na Conferência Regional da Fetec-NE.

35º CCONECEF

Com o slogan "Todos contra o retrocesso", o evento terá como eixos: a defesa da Caixa e dos bancos públicos; o combate à reestruturação e ao desmonte dos direitos; a defesa do Saúde Caixa, da Funcef e dos aposentados; a contratação de mais empregados para o banco; saúde do trabalhador e condições de trabalho; a luta contra a terceirização, a verticalização e o descomissionamento arbitrário; e a defesa da Previdência.

"O evento será fundamental para juntos tirarmos uma estratégia de defesa dos bancos públicos e de luta pela soberania nacional", afirmou Sérgio Takemoto, secretário de Finanças da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e empregado do banco.

"Os empregados vêm com uma responsabilidade ímpar neste 35º Conecef, pois os ataques contra à Caixa e aos direitos dos trabalhadores estão cada vez maiores. Vamos reforçar a unidade da luta e a mobilização de todos os colegas", declarou Fabiana Uehara, secretária de Cultura da Contraf-CUT e representante da Confederação nas negociações com o banco.

CONGRESSO DO BB

Em um cenário de ataques, o Congresso Nacional dos Funcionários do BB é uma essencial ferramenta para debater as medidas do governo que enfraquecem a empresa.

As discussões devem girar em torno do fechamento de agências, corte nos postos de trabalho e manutenção da luta contra a resolução 23 da CGPAR.

Além disso, os funcionários do BB devem debater, durante os dois dias de evento, ações para defender a Cassi e contra as ameaças aos fundos de pensão.

Mais Notícias

+ Ver todas