Contraf-CUT celebra 20 anos de lutas e conquistas em defesa dos trabalhadores do ramo financeiro
Nesta segunda-feira (26), a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) completa 20 anos de uma trajetória marcada por lutas e importantes conquistas para bancárias, bancários e toda a classe trabalhadora brasileira. O Sindicato dos Bancários de Alagoas parabeniza essa entidade fundamental para a unidade nacional da categoria e para o fortalecimento da organização sindical no país.
Fundada oficialmente em 26 de janeiro de 2006, durante assembleia realizada em Curitiba (PR), a Contraf-CUT nasce a partir de um longo processo histórico de organização da categoria bancária. Suas raízes estão no Departamento Nacional dos Bancários da CUT (DNB-CUT), criado em 1985 e protagonista da histórica greve nacional daquele ano, que levou cerca de 500 mil bancários às ruas, e na Confederação Nacional dos Bancários (CNB-CUT), instituída em 1992, quando foi assinada a primeira Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria, válida em todo o território nacional.
Atualmente, a entidade reúne oito federações e mais de 100 sindicatos, representando cerca de 500 mil bancárias e bancários em todo o país, além de coordenar o Comando Nacional dos Bancários nas negociações com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).
Os 20 anos da Contraf-CUT simbolizam, portanto, o compromisso permanente com a defesa do emprego, dos direitos, da democracia e de um sistema financeiro mais justo, que coloque as pessoas no centro do desenvolvimento econômico e social do país.
O Sindicato dos Bancários de Alagoas se soma a essa celebração, parabenizando a Contraf-CUT por sua história de resistência, unidade e coragem, e reafirma seu compromisso de seguir lado a lado na luta pelos direitos das bancárias e bancários.
"Parabenizamos a Contraf-CUT pelos seus 20 anos de história, marcada pela luta, unidade e importantes conquistas para a categoria bancária. A entidade cumpre um papel fundamental na mobilização nacional das bancárias e bancários, fortalecendo a organização coletiva e garantindo avanços. Essa trajetória reafirma que a união da categoria é o caminho para defender direitos, empregos e a democracia", afirmou Thyago Miranda, presidente do Sindicato dos Bancários de Alagoas.

