Sindicato conquista proposta de ACT com garantias aos empregados do Itaú

Após um intenso processo de luta, mobilização da categoria e sucessivas mesas de negociação, os sindicatos alcançaram uma importante vitória na negociação com o Itaú. Foi conquistada uma proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que ratifica e amplia garantias fundamentais para as bancárias e bancários, reforçando direitos, proteção à saúde e participação sindical nas decisões da empresa.

A minuta do acordo consolida conquistas, entre elas a Gestão Ética nas Relações de Trabalho, com regras claras de fiscalização. Outro avanço é o reconhecimento do Regime de Teletrabalho, agora regulamentado com direitos assegurados, incluindo Ajuda de Custos, além da implementação do Sistema Alternativo de Ponto Eletrônico e do Regime de Compensação de Horas.

O acordo também garante a manutenção e o fortalecimento de direitos sociais. As Bolsas Auxílio Educação e a Ajuda de Custos do Teletrabalho terão reajuste de 5,22%, sendo 1% de ganho real.

Na área da saúde, a proposta institui o Programa de Acolhimento, voltado ao retorno de empregados afastados por motivo de saúde. Outro ponto central é a criação de uma Mesa Bipartite, que assegura a participação direta dos sindicatos na discussão e mediação de qualquer iniciativa da empresa que impacte a categoria, como reestruturações, fechamento de agências e mudanças organizacionais.

O Sindicato dos Bancários de Alagoas avalia que a proposta representa um avanço significativo e indica a aprovação do ACT, reforçando que cada conquista é resultado direto da luta coletiva e da força da organização sindical.

A assembleia para deliberação da proposta será realizada nessa terça-feira, dia 13/01, de forma online, por meio do link: https://bancarios.votabem.com.br.

Mais Notícias

+ Ver todas