
Bancários de Alagoas fortalecem a resistência na XIV Conferência da Fetrafi/NE
Durante os dias 1º e 3 de agosto, Teresina (PI) foi palco da XIV Conferência da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Nordeste (Fetrafi/NE), reunindo representantes sindicais de toda a região. A delegação de Alagoas destacou-se pela participação ativa e contribuições expressivas nos debates sobre os desafios enfrentados pela categoria bancária.
A Conferência abordou temas cruciais, como as transformações no mundo do trabalho, saúde mental e os impactos da inteligência artificial no setor financeiro. Os representantes alagoanos participaram das mesas de discussão, reforçando a importância da unidade sindical e do compromisso com a democracia, além de defender a mobilização permanente como resposta às ameaças aos direitos.
O presidente do Sindicato, Márcio dos Anjos, reforçou a necessidade de unidade diante do cenário de ataques aos direitos. "Encerramos nossa participação ainda mais conscientes da importância da unidade, da organização e da presença da categoria diante das transformações no mundo do trabalho. Com a certeza de ampliar a organização da base e enfrentar coletivamente as mudanças impostas pelo capital", disse.
O diretor Thyago Miranda parabenizou à Fetrafi/NE pela realização do evento e destacou o empenho dos colegas alagoanos na construção de um espaço de luta com responsabilidade e estratégia. "A conferência reafirmou a importância de espaços como esse para construir resistência e avançar nas pautas da classe trabalhadora. A participação ativa dos colegas de Alagoas evidencia o compromisso com a construção de um projeto sindical combativo, democrático e conectado às lutas da categoria", disse.
A participação ativa na Conferência Regional prepara o caminho para a 27ª Conferência Nacional dos Bancários, que ocorrerá de 22 a 24 de agosto em São Paulo. Mais de 650 bancários de todo o Brasil se reunirão para definir as prioridades e o plano de lutas da categoria para o próximo ano.