
Itaú castiga aposentados: reajustes abusivos no plano de saúde são um ataque covarde!
Sindicato reage às maldades do Itaú e entrega carta aberta à população e aos bancários
Diretores do Sindicato percorreram, nesta quarta-feira (19), as agências do Itaú na capital para denunciar uma das maiores injustiças cometidas pelo banco contra seus ex-funcionários: a violação do direito dos aposentados de manter o plano de saúde em condições equivalentes às dos trabalhadores ativos. Na oportunidade, os dirigentes conversaram com os colegas bancários e com a população, entregando também uma carta aberta em protesto às maldades do banco. CLIQUE AQUI E VEJA A CARTA ABERTA Concomitantemente a essa mobilização, ocorrerá uma mesa de conciliação junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT) do Estado do Rio de Janeiro, às 14h.
De acordo com o diretor Cláudio Gama, "apesar da legislação, o Itaú age com total desrespeito, impondo reajustes abusivos, tornando o plano inacessível para aqueles que passaram suas vidas dedicando-se à instituição. A política predatória do banco obriga os colegas que tanto trabalharam e elevaram os lucros do banco, a excluírem seus dependentes e, em muitos casos, a abrirem mão do próprio plano de saúde, uma situação inaceitável e revoltante", denunciou o diretor do Sindicato, Cláudio Gama.
A situação é ainda mais cruel porque a maioria dos aposentados já se encontram em idade avançada e enfrentam problemas de saúde, tornando inviável a contratação de um novo plano no mercado. Para se ter ideia da gravidade da situação, o plano mais básico (enfermaria) custa atualmente R$ 2.135,71 por pessoa. Isso significa que um casal de aposentados teria que desembolsar R$ 4.271,42 por mês, um valor totalmente incompatível com a realidade de quem dedicou décadas ao banco.
Segundo o diretor Thyago Miranda, "enquanto os aposentados são esmagados financeiramente, o Itaú continua batendo recordes de lucro, distribuindo dividendos bilionários para seus acionistas e tratando com desdém aqueles que ajudaram a construir sua história de sucesso. O banco não pode seguir impune nessa prática desumana, por isso estamos aqui denunciando e lutando pelos diretos dos aposentados", declarou o diretor.
O Sindicato dos Bancários de Alagoas segue na luta, denunciando essa covardia e exigindo que o Itaú respeite os direitos dos aposentados.