BB: Bancários de Alagoas se mobilizam por cumprimento de acordo sobre caixas
Nesta quinta-feira (16), a categoria bancária promove um Dia Nacional de Luta contra o descumprimento de compromissos assumidos pelo Banco do Brasil na Campanha Nacional 2024. Hoje, dirigentes sindicais visitaram todas as agências do BB em Maceió para dialogar com os caixas e preparar uma mobilização ainda maior, com possibilidade de paralisação ou greve, caso o banco não cumpra os acordos firmados.
O compromisso estabelecia a criação de novos cargos e a realocação dos caixas em assistentes de atendimento e negócios, com remuneração similar ou superior à gratificação de caixa. No entanto, muitos trabalhadores foram surpreendidos com a notícia de que perderão suas funções em 1º de fevereiro, sem garantia de alternativas viáveis, contrariando o que foi negociado.
Essa situação gerou indignação entre os trabalhadores, agravada pelas metas abusivas e a sobrecarga imposta pelo banco. Além disso, a decisão de realocar os caixas ficou nas mãos dos gerentes gerais, em um processo que desrespeita o sistema interno e aumenta a pressão nas agências.
O Sindicato dos Bancários de Alagoas reforça que a luta continua e que o descumprimento dos acordos terá forte resposta da categoria. “;O Banco do Brasil precisa respeitar os trabalhadores e honrar os compromissos firmados. Não aceitaremos retrocessos”;, destaca Carlos Alberto, dirigente do Sindicato dos Bancários de Alagoas.