Agência bancária mais antiga de Alagoas: Caixa Rosa da Fonseca completa 77 anos e celebra sua história e um testemunho de força e dedicação

 

No coração de Alagoas, há um símbolo de tradição e compromisso que perdura há 77 anos. A agência da Caixa Econômica Federal, Rosa da Fonseca é mais do que apenas um local para transações financeiras; é um testemunho vivo da história do progresso. Como a agência mais antiga de Alagoas, sua jornada é um reflexo de luta e dedicação incansável dos empregados da instituição financeira.

Desde sua fundação, a agência tem sido âncora para a sociedade, fornecendo serviços financeiros vitais e cultivando um legado de confiança e integridade. Fundada em 1947, a agência tem sido uma pedra angular ao longo das décadas.

A história de sucesso da agência é contada por três gerações de mulheres, cuja paixão, excelência e responsabilidade moldam o caráter e a reputação da instituição. A presença e influência das mulheres têm sido uma força motriz na agência, encontramos não apenas uma equipe dedicada, mas uma tradição familiar, desde sua matriarca Judite Custódia Freire até as gerações subsequentes de filhas Ely Freire que também foi diretora do Sindicato, Jovina Freire e a neta Raissa Freire que atualmente está lotada na agência. Todas seguiram os passos da matriarca desempenhando um papel vital na construção e sustentação da reputação de excelência e serviço exemplar na vida bancária.  

"Essa é a minha casa, a minha Caixa", falou Judite Freire. Na oportunidade Raissa declarou. "Sinto muito orgulho em poder representá-las e continuar essa história tão bonita que elas construíram aqui. Minha mãe me trazia para a agência para trabalhar com ela e eu ficava encantada com o lugar. Lembro, até hoje que amava o cheiro do estacionamento no subsolo da agência. E assim, intuitivamente, a vida foi seguindo e me trouxe para essa empresa. Como presente ainda estou lotada na mesma agência onde minha mãe, e minha avó trabalharam", declarou Raissa Freire.

Jovina Custódio Freire, já aposentada, incentivou a filha a prestar concurso da Caixa, o que acabou dando certo. "A Caixa é um sentimento de família para nós. Foi aqui que construí um patrimônio e realizei vários sonhos. Estou muito feliz". Agradece que com a irmã Ely, guardam muitas recordações carinhosas relacionadas ao banco.

"O que torna a história da Agência Caixa da Fonseca verdadeiramente notável é a maneira como a dedicação ao trabalho e o compromisso foram transmitidos de uma geração para a outra. Desde a avó que inspirou suas filhas e a neta a seguir uma carreira no setor bancário. Cada mulher desta família tem sido exemplo vivo dos valores de trabalho árduo, amor pela profissão e comprometimento", falou o diretor Roberto Castro que também é da CEF.  

E por falar na história das três mulheres da família Freire, coincidência ou não, o nome da agência é em homenagem a uma mulher Rosa Maria Paulina da Fonseca nasceu em 18 de setembro de 1802 em um local que hoje pertence ao município de Marechal Deodoro/AL. Em 1824, casou-se com o Major do Exército Imperial Manoel Mendes da Fonseca, após superar desafios relacionados às suas origens como índia e escravizada. Mãe do primeiro presidente do Brasil, ela é reconhecida pelo seu legado de coragem, liderança, desprendimento e abnegação.

Para o gerente geral da agência, Gilney Jose Nogueira, gerenciar a unidade é um marco na carreira de todo gestor alagoano. "Foi aqui que nasceu a Caixa em nosso estado. Ao longo desses 77 anos ,estivemos ao lado da população, auxiliando na realização de sonhos, na melhoria da qualidade de vida e sendo a principal parceira na implementação das políticas públicas", celebra Gilney.

"Ao completar 77 anos, a agência Rosa da Fonseca reafirma seu compromisso inabalável com a comunidade. O fortalecimento da agência não seria possível sem o trabalho árduo e a dedicação incansável de cada membro de sua equipe, desde os pioneiros visionários que a estabeleceram até os empregados dedicados que mantêm viva sua chama hoje", falou o diretor Roberto Castro.

 

Fonte : Intranet Caixa com edição do Seec-AL

 

Mais Notícias

+ Ver todas