Sindicato marca presença em mesa de negociação com BNB e sinaliza avanços

 

Diretor Iury Filgueira avaliou a reunião como positiva diante da sinalização de uma comissão paritária, uma pauta antiga do funcionalismo e recorrente nas reuniões da mesa de negociação 

 

Na última quarta-feira (08), o Sindicato esteve reunido com a direção do Banco do Nordeste para mais uma rodada da mesa permanente de negociação. A reunião foi realizada na sede administrativa do Passaré. Alagoas foi representada pelo diretor Iury Filgueira que faz parte da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB). A reunião também contou com membros da Contraf-CUT.

Para o diretor Iury Filgueira, "a reunião apresentou vários pontos positivos, entre eles, a sinalização de criação de uma comissão paritária para discutir a revisão do Plano de Cargos e Remuneração (PCR), uma pauta antiga dos empregados cobrada e discutida assiduamente nas reuniões da mesa de negociação".

Outro ponto positivo da reunião foi a relação com o seguro prestamista. O banco atendeu a reivindicação dos empregados sobre a renegociação de dívidas. "A cobrança passará a ser diluída nas prestações da negociação e não mais de uma vez só. Solicitamos também a nova suspensão das cobranças do empréstimo de CDC por mais dois meses, dezembro e janeiro. Até que todos os trâmites referentes ao processo de renegociação já tenham sido finalizados", disse Iury Filgueira.

Redução de jornada para pais com filhos especiais

Após a cobrança da CNFBNB, o Banco informou que a redução da jornada de trabalho para funcionários com filhos portadores de necessidades especiais já foi aprovada pela diretoria executiva e está tramitando na Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST). De acordo com o banco a direção está trabalhando com afinco para agilizar os trâmites dessa questão.

Atendendo a solicitações da CNFBNB

Na ocasião o Banco fez um resumo sobre os encaminhamentos oriundos de pendências da última reunião, realizada em outubro, como a antecipação da PLR, suspensão da cobrança das parcelas do CDC e a divulgação de cursos de educação financeira oferecidos pela Universidade Corporativa ,todas atendendo a solicitações da representação dos trabalhadores.

Banco de horas

A direção do BNB informou que o prazo final para pagamento das horas é 23/11. Cerca de 200 funcionários ainda não pagaram todas as horas devidas e o BNB informou que, quem não pagar o saldo devido até a data limite, terá as horas descontadas, com exceção para funcionários que estão de licença saúde, que terão seus casos analisados individualmente. "Estaremos analisando os casos de banco negativo por estado e , se houver demanda, solicitaremos ao banco o pagamento dessas horas de forma parcelada", falou Iuri Filgueira.  

Cobranças da CNFBNB

Diante da cobrança da Comissão Nacional, sobre a realização de concurso público, a direção do banco informou que está aguardando algumas definições da SEST para publicar o edital.

A CNFBNB cobrou também sobre as concorrências internas. "Os funcionários têm reclamado de processos pouco transparentes. E aproveitando cobramos também que os auxílios alimentação e refeição sejam pagos no dia 20 de cada mês. Em ambas as solicitações o banco ficou de analisar", disse Iuri Filgueira.

A representação dos trabalhadores solicitou também a continuidade do asseguramento da remuneração dos antigos GNS e GSO, atuais Auxiliares de Negócios.

 

Preocupação com projeto de lei que quer retirar recursos do FNE da gestão do BNB   

A representação dos funcionários demonstrou preocupação com a ameaça de um projeto de lei que tramita no Senado. O PL almeja retirar recursos do FNE da gestão do BNB. O presidente do banco, Paulo Câmara, está atento a essa ameaça e está trabalhando na defesa do FNE, mostrando a diferenciação da atuação social do BNB com o uso desses recursos.

Além do diretor Iury Filgueira, estiveram presentes na reunião o presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, José Eduardo, Carmem Araújo (Seeb/CE), Fábio Sankley (Seeb-Campina Grande), Robson Araújo (Seeb-PB), Lusemir Carvalho (Seeb-PI), Edson Gomes (Fetec Centro Norte), Ana Teresa diretora de Administração e TI , Danielle Gonçalves superintendente de Desenvolvimento Humano e assessores.

A próxima e última reunião deste ano deve ser agendada para o início de dezembro.

 

Seec-AL com informações Seeb-CE

Mais Notícias

+ Ver todas