Sindicato discute demandas do funcionalismo com a Superintendência do BB

Última reunião do ano aconteceu no prédio central, com a presença de três gestores do banco  

A convite dos gestores do Banco do Brasil em Alagoas, o Sindicato esteve na manhã de ontem (21/12) com o superintendente estadual da instituição, Nilberto Santos, com o superintendente comercial, Vinícius Moreira, e com o gerente de pessoas, Myke Barbosa, com os quais manteve uma longa conversa institucional de final de ano. Na oportunidade, os dirigentes do BB se colocaram a disposição para ouvir e debater assuntos de interesse do funcionalismo, prometendo atender as demandas que entendessem ser possível.

Um dos itens da reunião, colocado em pauta pelo Sindicato, abordou a recente postagem feita pelo superintendente Vinícius Moreira no whatsapp, em que o gestor se referiu ao afastamento de um diretor do BB usando a imagem de Hitler. O caso, que repercutiu e causou revolta em uma parte considerável dos funcionários, mereceu uma nota de repúdio do Seec-AL, além  do encaminhamento de denúncia aos ministérios públicos Federal (MPF) e do Trabalho (MPT). O Sindicato voltou a lamentar a postagem e a atitude do gestor durante o encontro com os superintendentes.

Vinícius Moreira disse que jamais teve a intenção de fazer apologia a Hitler ou ao nazismo na sua mensagem. "Sei o que é o nazismo e o que foi o holocausto. Não consigo crer que existam pessoas com pensamentos nazistas. Minha intenção na postagem foi reforçar que a demissão do diretor teve a ver com seu histórico de assédio, prática com a qual também não concordo", declarou Vinícius. Mas o superintendente reconheceu que a forma utilizada para se manifestar foi um erro.

O superintendente estadual, Nilberto Santos, comunicou que o banco já foi notificado pelo Ministério Público, e que o caso está sendo tratado pelo departamento jurídico. O gestor concordou com o encaminhamento dado pelo Sindicato de enviar a denúncia para o MP, por ser, segundo ele, "o órgão competente para apurar a situação e resolver da maneira que se deve".

Outro item discutido na reunião foi o descomissionamento de funcionários, especialmente de alguns que não conseguiram cumprir metas do banco. O Sindicato protestou contra a postura que considera autoritária do ex-superintendente comercial Marcolino Rodighero, a quem recai denúncias do funcionalismo sobre maus tratos, perseguição e assédio moral. Em um dos casos citados pelo Seec-AL, o ex-gestor em Alagoas teria descomissionado uma gerente que estava seriamente doente, e que não pôde cumprir a meta do banco por falta de pessoal e de condições de trabalho.

Após ser cobrado por uma solução nesses casos, Nilberto Santos disse estar acompanhando a situação, e que vem agindo no sentido de encontrar solução que seja positiva para os funcionários e para o banco. Abstendo-se de fazer avaliação crítica contra o ex-superintendente comercial, Santos reiterou para que os comissionados exponham suas dificuldades aos superiores hierárquicos, e que procurem exercer em plenitude as atribuições do cargo. "Existem demandas nas agências que o gerente é responsável para cobrar e resolver. Em alguns casos, isto não ocorre", afirmou.

A reunião com os superintendentes e o gerente de pessoas prosseguiu com a discussão de outros itens, como condições de trabalho, estrutura das agências, o quadro reduzido de pessoal e o preenchimento dos claros nas agências do interior, entre outros. Os gestores do BB se colocaram a disposição para novas reuniões e discussões em 2023, ao tempo em que o Sindicato reiterou a importância do diálogo para esclarecer e solucionar as demandas que surgem.

Representaram o Sindicato na reunião o presidente da entidade, Márcio dos Anjos, e os diretores Carlos Alberto e Renata Melo, ambos funcionários do BB.      

 

Mais Notícias

+ Ver todas