Bancários do Nordeste criam comitê em defesa dos direitos e da democracia

Sindicato participa da fundação e se engaja no movimento da classe trabalhadora

Foi criado na noite de ontem (28/04), na cidade de Fortaleza, mais um Comitê de Luta dos Bancários em Defesa da Classe Trabalhadora, Pela Vida e Democracia. A nova célula, que conta com a participação do Sindicato dos Bancários de Alagoas, está atrelada à Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Nordeste (Fetrafi-NE), tendo sua formação durante a 5ª Conferência da UNI Américas.

Os Comitês de Luta estão sendo organizados em todo o país por sindicatos, comunidades e outras organizações da sociedade civil organizada, com o objetivo de aprofundar o diálogo com a população e atuar em defesa dos direitos dos cidadãos e da democracia. A ideia é propagar políticas de inclusão social, de combate à fome e à miséria, atuar contra fake news, e criar ações de solidariedade, como arrecadação e distribuição de alimentos para as pessoas que sofrem com a crise econômica, social e política. Outra finalidade é conscientizar e mobilizar a população para as eleições gerais deste ano.

A criação do Comitê de Luta da Fetrafi-NE contou com a participação do presidente do Sindicato dos Bancários de Alagoas, Márcio dos Anjos, que integra a delegação da 5ª Conferência da UNI Américas. Ao lado do consagrado sociólogo Emir Sader, o dirigente foi um dos mediadores na mesa que instalou o comitê. "Foi com muito orgulho que contribuímos para esse momento, histórico para os bancários do Nordeste. Agora, temos mais um instrumento para lutar pelos direitos, a cidadania e a justiça social, em busca da reconstrução de um Brasil soberano, democrático e solidário", disse ele.

Além de Márcio dos Anjos, participam da 5ª Conferência da UNI Américas, representando os bancários de Alagoas, os diretores do Seec-AL Iury Filgueira e Alexandre Timóteo. A Conferência acontece nesta quarta e quinta-feira (29 e 30/06), mas mantém atividades desde o início da semana. Com o tema "Vamos defender nossos direitos e construir nosso futuro", o evento reúne mais de 600 dirigentes sindicais da UNI Global Union, de 24 países e 124 organizações sindicais, debatendo e construindo uma agenda de atuação política na América Latina.

A 5ª Conferência da UNI Américas também avalia o papel dos sindicatos e como os trabalhadores podem definir seu papel no momento político. Os temas em pauta incluem a defesa dos direitos humanos e o fortalecimento da democracia, com a participação dos trabalhadores e suas representações sindicais.

Também será discutida a construção de alianças com os governos progressistas, em busca de soluções de problemas sociais, como diminuição da pobreza e da desigualdade, a luta contra o racismo e outras formas de discriminação.

Leia também:

>>> Participantes da UNI Américas fazem manifestação em apoio a bancos públicos

>>> Sindicato participa de conferência internacional de trabalhadores

 

Mais Notícias

+ Ver todas