Sindicato completa 88 anos com extensa trajetória de luta

Atuação da entidade fez bancários acumularem dezenas de conquistas

Passadas mais de oito décadas com total dedicação para organizar e mobilizar os bancários alagoanos, o Sindicato dos Bancários de Alagoas celebra nesta segunda-feira (20/09) o seu octagésimo oitavo aniversário, carregando sobre os ombros uma extensa trajetória de lutas e conquistas. Em meio aos desafios enfrentados e vencidos, sua maior vitória tem sido manter os trabalhadores do ramo sempre unidos e mobilizados, com a força que necessitam para se contrapor ao grande poderio dos bancos.

A combativa história da entidade teve início em 20 de setembro de 1933, quando foi criado o Sindicato dos Bancários de Maceió. No decorrer dos anos, com sua crescente atuação e destaque nas lutas da categoria bancária, inclusive nacional, ampliou a base para todo o estado, além de conquistar registro no antigo ministério do trabalho. Em 16 de junho de 1977, passou a se chamar Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Estado de Alagoas.

O Sindicato tem se pautado ao longo de décadas não apenas como defensor dos direitos dos bancários, tarefa que cumpre com grande eficácia, mas também na defesa da democracia, da justiça social, da igualdade e de todos os trabalhadores. Atuou em momentos históricos da vida dos alagoanos e brasileiros, tanto nas crises políticas quanto nas crises sociais e econômicas.

As lutas da entidade para garantir os direitos e avançar nas conquistas dos bancários são inúmeras, sempre com planejamento, forte engajamento e mobilização. Muitas foram as greves, paralisações e manifestações comandadas e coordenadas pelo Sindicato nesses 88 anos. Entre as lutas locais, destacam-se ao longo da história a defesa dos bancos públicos e dos seus empregados, como foi nos casos da Apeal, Banco Sul Brasileiro e Produban (liquidados), e como vem sendo mais recentemente nos casos do BB, Caixa e BNB (sob desmonte e ameaçados de privatização).

Conquistas como a jornada de trabalho de seis horas, o piso salarial, a gratificação de caixa, aumentos reais de salário, participação nos lucros dos bancos, licença maternidade de 180 dias e melhorias nas condições de trabalho, entre outras, fazem parte da agenda vitoriosa do Sindicato e dos bancários alagoanos, escrita com muito suor e no calor da luta. Mas é a Convenção Coletiva de Trabalho, que engloba todos os bancos e tem vigência nacional, o ícone maior do sucesso obtido pelos trabalhadores e o movimento sindical bancário no país.  

Única categoria a ter um instrumento com essa amplitude no Brasil, regendo os direitos e as relações de trabalho, os bancários tiveram que se organizar e se estruturar bastante para consegui-lo, de norte a sul do país. E os bancários de Alagoas, através do seu sindicato, contribuíram de forma decisiva, não só abraçando e se lançando nas lutas, mas levando ideias e fornecendo lideranças para as entidades e fóruns nacionais da categoria. Vários foram os dirigentes do Sindicato que ocuparam cargos e funções na Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), na Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Nordeste (Fetrafi-NE), no Comando Nacional dos Bancários, e em diversas comissões de empregados dos bancos.

"É com muita honra e orgulho que saudamos o nosso sindicato neste dia. Desde 1933, ele tem sido sinônimo de luta na defesa dos interesses dos bancários, sejam os econômicos e políticos, sejam os sociais e assistenciais", enfatiza Márcio dos Anjos, atual presidente da entidade. O dirigente lembra que nesse período houve momentos de grande dificuldade, em que o autoritarismo jogou amarras sobre a organização da categoria e o movimento sindical como um todo, mas os bancários souberam perseverar, resistir, reaglutinar e retomar o comando. "Parabenizo todos os dirigentes que passaram pela entidade, além daqueles que, de alguma maneira, contribuíram para construir e fortalecer o nosso sindicato", acrescentou.

Há oito anos, o Sindicato dos Bancários de Alagoas publicou uma revista, com farto material fotográfico, mostrando os principais momentos da entidade e da história dos bancários. Para ver em formato PDF, baixe os arquivos abaixo:

Revista - Parte 1

Revista - Parte 2

Revista - Parte 3

Revista - Parte 4

Revista - Parte 5

 

Mais Notícias

+ Ver todas