Confira os prazos de pagamento da PLR em 2020

Nos próximos meses, os bancários deverão receber a 2ª parcela da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). A categoria foi a primeira do Brasil a ter direito ao benefício e, diferente do que parte dos trabalhadores pode pensar, a PLR não é um “;presente”; dado pelos banqueiros, mas sim fruto de luta do movimento sindical.

Após mobilização em 1995, a PLR foi inclusa na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Os avanços não pararam por aí. Em 2012, o benefício passou a ter isenção e descontos na tabela do imposto de renda. Outra vitória foi um adicional na PLR, conquistado pela categoria depois de 12 dias de greve em 2016.

Atualmente, o valor representa 2,2% do lucro líquido dos bancos. Pelo acordo válido, os bancos privados têm que pagar a PLR até 3 de março deste ano. No caso dos empregados da Caixa, o pagamento deve ser feito até 31 de março, já os bancários do Banco do Brasil devem receber a segunda parcela “;em até dez dias úteis após a data de distribuição dos dividendos ou JCP-Juros sobre Capital Próprio aos acionistas”;. O BNB pagará após a reunião com seus acionistas que acontecerá 31 de março.

Fortaleça seus direitos, seja sindicalizado! 

Para manter os direitos da categoria e garantir mais conquistas, é fundamental que os bancários e bancárias estejam unidos, participem e fortaleçam seu Sindicato. Seja filiado!

Mais Notícias

+ Ver todas