Projeto proíbe que bancários fiquem com chave do cofre do banco

 

Atendendo solicitação do Sindicato, o deputado estadual Ronaldo Medeiros (MDB) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa do Estado para proibir que funcionários de bancos fiquem de posse das chaves dos cofres. Uma prática comum nas instituições financeiras, a posse das chaves por bancários não contribui para a segurança, além de colocar o trabalhador sob constante risco. Pelo projeto, essa guarda fica proibida tanto nos dias úteis quanto aos sábados e domingos.

 A proposta foi protocolada na ALE na última terça-feira (24) e já começou a tramitar. Ela também proíbe o transporte de numerário por funcionários, que é outro problema enfrentado pelos bancários e frequentemente denunciado pelo Sindicato. Caso a matéria seja aprovada, os bancos terão 30 dias para se adequar.

 Ronaldo Medeiros e diretores do Sindicato estiveram reunidos na segunda-feira (23), oportunidade em que discutiram a apresentação do projeto. A conjuntura política do estado e do país também entrou na pauta dos debates, além de outros temas ligados diretamente à categoria bancária.

 Face a ligação do parlamentar com as questões da Previdência, o Sindicato se queixou dos cancelamentos de benefícios e da recusa do INSS em conceder licença médica para bancários que estão inaptos para o trabalho. Segundo Medeiros, esta tem sido uma política adotada pelo governo Michel Temer e que deve ser combatida de forma veemente pela sociedade. “;;Só com o povo na rua é possível reverter essa iniquidade”;;, enfatizou.

 O presidente do Sindicato, Márcio dos Anjos, agradeceu ao deputado por ter atendido uma importante demanda da categoria bancária, e disse que as portas da entidade estão abertas para receber outras contribuições de parlamentares que tenham compromisso com os trabalhadores e atuem efetivamente em sua defesa. 

 Vale ressaltar que Ronaldo Medeiros, sempre esteve disposto a atuar em defesa da classe trabalhadora. Ano passado, atendendo uma demanda do Sindicato, Ronaldo viabilizou o encaminhamento de uma audiência publica na ALE em defesa dos bancos públicos. O parlamentar também tem se posicionado firmemente contra a privatização da Eletrobras, entre outras questões de interesse dos trabalhadores.

 

Fonte: Seec-AL

Mais Notícias

+ Ver todas