Problemas no VA e VR geram protestos de bancários do Santander em todo o país

Em Dia Nacional de Luta, bancários relatam dificuldades para a utilização dos cartões da bandeira Ben Visa Vale, marca do próprio banco, e que precisam utilizar recursos próprios para se alimentar

Bancários do Santander realizaram ontem (14) um Dia Nacional de Luta para protestar contra as dificuldades para utilização do Bem Visa Vale Alimentação e Refeição, marca do próprio banco. Antes de a alteração ter sido concretizada, o movimento sindical alertou sobre os possíveis problemas, que se confirmaram.

"O banco, que já havia ignorado o alerta do movimento, respondeu ao ofício que enviamos solicitando providências, com informações que já nos tinham sido passadas anteriormente. Agradecemos a prontidão na resposta, mas não queremos informações repetidas. Queremos a solução para os problemas relatados ao banco", disse secretário de Assuntos Socioeconômicos e representante da Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) na mesa de negociações com o banco, Mario Raia.

Resposta do banco

Em resposta ao ofício enviado ao banco pela Contraf-CUT e demais entidades de representação dos trabalhadores, o banco repetiu a orientação para que os funcionários indiquem "os locais que utilizam rotineiramente para suas compras com o vale refeição e alimentação, sendo que os últimos seis meses foram dedicados para essa ação de credenciamento de locais".

Repetiu também que, atualmente, a Ben possui mais de 120 mil locais credenciados no país e que mais de seis mil pessoas estão envolvidas na ação de novos credenciamentos. O banco informou que a meta é fechar o ano de 2019 com cerca de 300 mil locais credenciados.

Funcionários do Santander de vários de locais do país entraram em contato com os sindicatos e informaram que muitos dos locais que aparecem como cadastrados na rede do Bem Visa Vale não aceitam o cartão e que estabelecimentos indicados para o credenciamento 30 dias antes do dia marcado para o início da utilização do novo cartão ainda não estão cadastrados.

Informação nova

Segundo os representantes dos trabalhadores, a única informação nova na resposta do Santander é que "os dados obtidos pelo banco e pela Ben dão conta que os funcionários utilizaram seus cartões a partir de 30/04 com mais de 30 mil transações desde os primeiros dias de implementação".

"Esta informação é a prova de que os funcionários não estão conseguindo utilizar adequadamente os cartões. O banco possui 48 mil funcionários no Brasil. Se cada funcionário tivesse utilizado uma única vez os vales, já seriam 48 mil transações. E olha que já se passaram 15 dias do início programado para a utilização do Ben Visa Vale", observou a coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander, Maria Rosani.

Para amenizar o problema, o banco informou que os cartões Ben Visa Vale podem ser utilizados nas máquinas da GetNet e da Cielo, desde que ocorra credenciamento prévio. 

"A GetNet é outra operação própria do banco. Mas, para se ter uma ideia da gravidade do problema, o cartão Ben não é aceito sequer nas agências ‘;modelo’; workcafé do próprio Santander, que utilizam o sistema GetNet", ironizou o dirigente da Contraf-CUT.

Manifestações pelo país

As manifestações de protestos por causa das dificuldades de utilização do VA e VR Ben Visa ocorreram em todo o país.

 

Leia também: Em dia nacional de luta, Sindicato exige solução para VA e VR do Santander

 

Fonte: Contraf-CUT

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