Em dia nacional de luta, Sindicato exige solução para VA e VR do Santander

Diretores do Sindicato percorreram as agências do Santander na manhã desta terça-feira (14/05) para protestar contra os transtornos causados pela troca dos cartões refeição e alimentação no banco, cuja nova bandeira, pertencente à empresa, tem sido aceita por poucos estabelecimentos. Manifestações semelhantes foram realizadas em todo o país, em Dia Nacional de Luta dos funcionários, quando se cobrou também providências urgentes do Santander.

"A representação dos trabalhadores já cobrou diversas vezes a solução desse impasse, mas continuam as dificuldades para a utilização dos vales", disse José Aragão, diretor do Sindicato e funcionário do Santander. Segundo ele, o movimento sindical alertou o banco sobre os possíveis problemas, mas ainda assim ele não se preparou para a mudança. "Chegaram a anunciar uma extensa rede de estabelecimentos credenciados, mas, na prática, ela não tem funcionado", acrescentou.

Diversos bancários do Santander estão tendo que usar recursos próprios para as refeições diárias e para as compras em supermercados. Além de um prejuízo aos trabalhadores, isso viola o direito que é garantido no acordo coletivo de trabalho, que é o banco conceder os vales mensalmente e com antecedência, de forma a garantir o sustento do trabalhador.

Em ofício enviado ao banco, a Contraf-CUT, sindicatos e federações solicitaram que os valores correspondentes ao VA e VR sejam creditados nas contas dos funcionários enquanto o banco não conseguir estabilizar a rede credenciada.

Nos protestos desta terça-feira, o Sindicato distribuiu panfleto com os funcionários e conclamou todos a se mobilizar na defesa dos seus direitos. A mobilização aconteceu nas unidades de Maceió e em Arapiraca.

 

Fonte: Seec-AL

Mais Notícias

+ Ver todas