Chapa 1 vence a eleição para o Conselho de Usuários do Saúde Caixa

Movimento pela Saúde venceu com 77% dos votos válidos. O resultado do pleito foi divulgado já na sexta-feira (7/02) logo após o encerramento da votação que aconteceu por meio de sistema eletrônico

A Chapa 1 - Movimento pela Saúde, apoiada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e outras entidades representativas dos empregados da Caixa, venceu a eleição para o Conselho de Usuários do Saúde Caixa com 77 % dos votos válidos, 16.652 votantes. Outras duas chapas participaram da eleição realizada entre os dias 3 e 7 de fevereiro. Foram 3.462 votos para a chapa 3 e 1.275 para a chapa 2. O resultado do pleito foi divulgado nesta sexta-feira (7), logo após o encerramento da votação que aconteceu por meio de sistema eletrônico.

O Sindicato, que apoiou e fez campanha para a Chapa 1, agradece a todos que participaram da eleição, especialmente aqueles que seguiram a orientação da entidade. "Os empregados da Caixa em Alagoas deram um exemplo de engajamento, não deixando passar em branco essa importante conquista, que é escolher seus representantes para fiscalizar e contribuir com o Saúde Caixa", destacou Ismael Monteiro,  diretor do Sindicato, empregado da Caixa e membro da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa.

"Foi importante a participação dos empregados na eleição, para fortalecer esse importante fórum de debate e de construção de propostas que visam a sustentabilidade do Saúde Caixa e melhorias no atendimento aos usuários. Hoje, os planos de autogestão, como é o dos trabalhadores da Caixa, estão sofrendo ataques do governo e nós não podemos admitir retrocessos", avaliou a secretária de Cultura da Contraf-CUT, Fabiana Uehara Proscholdt.

A dirigente cita como ameaça a CGPAR 23, resolução da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União, que impõe uma série de limitações aos benefícios de assistência e altera normas de gestão dos planos de saúde dos trabalhadores de empresas públicas. Outro ataque é o limite de 6,5 % para o custeio do Saúde Caixa, previsto no estatuto da empresa.

"Juntamente com o Conselho de Usuários, as entidades representativas vão lutar contra mudanças no modelo de custeio que prejudicam os trabalhadores e defender o acesso ao plano de saúde para todos os empregados", completou.

Mais Notícias

+ Ver todas