Em Dia Nacional de Luta, Sindicato convoca funcionários a intensificar defesa do Saúde Caixa

Diretores do Sindicato promoveram na manhã desta quarta-feira (11/09) mobilizações na CEF Filial, onde funcionam a Superintendência e diversos departamentos da Caixa Econômica em Alagoas. O objetivo foi dialogar com os empregados e intensificar a luta em defesa do plano de saúde (Saúde Caixa), que tem sofrido vários retrocessos e corre o risco de ser extinto pelo atual governo.

 

Clique aqui para ver fotos da mobilização

 

A mobilização fez parte do Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa, deliberado no último Congresso Nacional dos Empregados (Conecef). Manifestações, reuniões e debates ocorreram em vários estados, com a finalidade de expor a ameaça gravíssima pela qual passa o plano de saúde, o que exige reação imediata e intensa dos associados.

"A saúde e a vida dos empregados da Caixa estão em risco. Assim como a saúde e a vida da sua família", disse Ismael Monteiro, diretor do Sindicato e membro da Comissão de Empresa dos Empregados da Caixa (CEE-Caixa). Ele lembrou das várias restrições já adotadas no plano de saúde desde o último acordo coletivo de trabalho, e a pretrensão da empresa de entregar para a iniciativa privada, já a partir de 2020, a assistência dos empregados. Tudo com base na Resolução 23 da CGPAR, que limita o gasto das empresas estatais com o custeio da saúde dos empregados.  

"Vai chegar o momento em que teremos de radicalizar a luta em defesa do Saúde Caixa e os empregados precisam estar preparados para isto. Daí a importância de se informar, se envolver na discussão e se engajar", conclamou o dirigente, lembrando que  no acordo do ano passado a negociação com o banco já foi 'duríssima'.

Além do enfrentamento jurídico e sindical, que deve ter o envolvimento dos empregados, o enfrentamento político é mais uma alternativa utilizada pelas entidades dos trabalhadores na defesa do Saúde Caixa. Um Projeto de Decreto Legislativo (PDC 956/2018), de autoria da deputada Érika Kokai (PT), busca sustar os efeitos da Resolução nº 23 da CGPAR.

"A matéria já foi aprovada em duas comissões da Câmara dos Deputados, mas ainda não foi colocada para votação no plenário. Daí a importância de intensificar nossa mobilização para pressionar os parlamentares" disse José Marconde, diretor do Sindicato e empregado da Caixa.

O Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa também foi de manifestações em defesa da Caixa 100% Pública, haja vista as novas ações do governo e da diretoria que aceleram o desmonte da empresa. "Nossa luta no próximo acordo coletivo de trabalho tem que priorizar a Caixa 100% Pública e o Saúde Caixa, mais que o reajuste salarial, a PLR e outros itens", concluiu Ismael Monteiro.

Mais Notícias

+ Ver todas