Funcionários do BB reprovam o PAQ em manifestações realizadas em Maceió

No dia Nacional de Luta contra a reestruturação no Banco do Brasil, realizado nesta sexta-feira (09/08), diretores do Sindicato se somaram às centenas de funcionários da instituição para protestar contra o novo ataque do governo à estrutura do banco público, que prevê transferência de pessoal, desligamento voluntário, redução no nível das agências e corte de salários. Denominado pela direção como Plano de Adequação de Quadros (PAQ), a medida é um duro golpe não só para o funcionalismo, mas para o dimensionamento e a função social do BB.

"É mais um passo profundo para o desmonte, com o objetivo de privatizar", disse o diretor do Sindicato Carlos Alberto Oliveira, durante as manifestações nas agências de Maceió. O dirigente, que também é  funcionário do BB, condenou a política do banco de seguir as instituições financeiras privadas, que pretendem extinguir o atendimento direto aos clientes e usuários, substituindo pelos caixas eletrônicos e agências digitais. "Esse modelo não cabe em um banco público, cuja função é promover a bancarização da população, estimular a produção, ajudar na geração de emprego e renda, e contribuir para o desenvolvimento da nação", acrescentou.

O clima entre os funcionários do banco é de perplexidade diante das fortes investidas contra a instituição e o quadro de pessoal. Os diretores do Sindicato alertaram para novos ataques que devem surgir e para a necessidade dos trabalhadores se unirem e resistir. "Só com todos unidos e muita mobilização poderemos reverter a situação em curso. Precisamos sair da zona de conforto, deixar de assistir o que eles vêm fazendo, e lutar com garra na defesa do banco e dos empregos", disse Daniel Nunes, também diretor do Seec-AL.

Durante os protestos do Dia Nacional de Luta, o Sindicato distribuiu nas agências o mais novo informativo dos funcionários (O ESPELHO), que faz uma avaliação do PAQ anunciado pelo banco, além de divulgar o dia de mobilização.

Clique aqui para baixar o informativo ESPELHO.

Clique aqui para ver fotos do Dia Nacional de Luta

Fonte: Seec-AL         



Clique aqui para baixar o arquivo



Mais Notícias

+ Ver todas