Artigo: A importância dos bancos públicos para o país

* Por Cícero Matheus

O sistema bancário brasileiro passou, durante a segunda metade da década de 1990, por grandes transformações, que terminaram resultando em enxugamento do número de instituições e na entrada de bancos estrangeiros. Nesse contexto, os bancos públicos também sofreram importantes modificações: o Banco do Brasil (BB), a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Banco do Nordeste (BNB). Os desmontes do velho Estado nacional-desenvolvimentista passa a atuar com programas de privatizações das empresas estatais, e as instituições financeiras estaduais foram privatizadas sob o comandado do Banco Central do Brasil (BCB).

Hoje, com a atual conjuntura do nosso país, voltamos aos velhos e novos processos de privatizações das estatais...

Historicamente, os bancos públicos brasileiros têm sido utilizados como instrumentos de fomento, sendo fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico do nosso país.

Sabemos que os bancos têm mais lucros que prejuízos, portanto, os bancos públicos são empresas centenárias, sólidas em suas lucratividades, que cumpre um papel social diferente dos bancos privados, fundamental para a sociedade brasileira e para o desenvolvimento socioeconômico do país.  A verdade é que muitas cidades correrão o risco de não ter nenhuma agência pela conjuntura estabelecida em nosso país, se os bancos públicos forem privatizados...

Dados da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), de setembro/2018, indica que 63,3% das agências de bancos públicos estão na região Norte do país, e 59,3% no Nordeste. Já na região Sudeste existe um número maior de agências de bancos privados, que atuam mais na região por ser ela a mais rica do país, já que o seu  foco é apenas o lucro. Então, imaginemos se não houvesse bancos públicos em outras regiões do país... Haveria escassez de crédito tanto no financiamento imobiliário quanto no crédito agrícola, e nem haveria crescimento nem desenvolvimento nas cidades. Em face disto, vemos o papel fundamental que desempenham os bancos públicos para o desenvolvimento regional.  

Em virtude de tal constatação, em conjunto com o povo de todas as regiões do país, dizemos não a privatização, não a fechamento de agências, não a descomissionamentos de funcionários, e cobramos que as agências que foram sinistradas voltem a trabalhar com numerários.

Se não houver bancos públicos para resistência e existência do nosso povo, para subsidiar a compra de grãos, para produção, o financiamento fica mais caro e, logicamente, o alimento também. 

* Cícero Matheus é diretor do Sindicato dos Bancários de Alagoas (secretário do Interior)

Mais Notícias

+ Ver todas