Bancários de Alagoas reforçam greve contra o corte de verbas na educação

Movimento também repudiou o corte de direitos e 'reforma' da Previdência proposta por Bolsonaro 

Bancários de Alagoas e de todo o país participaram intensamente nesta quarta-feira (15) da Greve Nacional da Educação, movimento que reuniu estudantes, professores e demais trabalhadores do ensino contra o desmonte da aposentadoria e o corte de investimentos na educação básica e superior. Apoiados por entidades sindicais, movimentos sociais e inúmeras outras organizações da sociedade civil organizada, o setor paralisou as atividades e saiu às ruas para protestar contra a política educacional catastrófica do governo Bolsonaro.

Em Maceió, as manifestações tiveram início no CEPA, onde milhares se concentraram desde o início da manhã. Houve ato público com pronunciamentos dos representantes das entidades, que convocaram todas as categorias a se unirem em defesa da educação pública, da democracia e dos direitos dos trabalhadores.

“;Os ataques desse governo são contra tudo o que diz respeito ao povo brasileiro, ao patrimônio público e aos avanços sociais que conseguimos construir em várias décadas de luta. Quem votou nele, consciente ou inconscientemente, contribuiu de certa forma para isso. Agora, precisamos nos unir todos, para barrar a avalanche retrograda, entreguista e conservadora”;, disse o presidente do Sindicato dos Bancários de Alagoas, Márcio dos Anjos.

A Greve da Educação desta quarta-feira foi uma das maiores já realizadas pelo setor, que conseguiu atrair não apenas outras categorias, mas um imenso contingente da juventude, que voltou às ruas com cartazes e palavras de ordem. O temor dos estudantes é que, com o corte de verbas para a educação, o desmonte da Previdência, o alto índice de desemprego e o retrocesso político, o futuro esteja seriamente comprometido.

O ato desta quarta-feira, que terminou com imensa passeata pela Avenida Fernandes Lima, também foi uma prévia da greve geral marcada para 16 de junho, quando trabalhadores de todo o Brasil protestarão contra a 'reforma' da Previdência proposta pelo governo Bolsonaro. “;Nesta data, também estaremos fortemente engajados na paralisação e mobilização dos trabalhadores, particularmente da categoria bancária”;, disse o presidente do Seec-AL.

Na data, serão realizadas assembleias, atos, mobilizações, panfletagens nas praças, nos locais de trabalho, nas ruas da cidade, com o objetivo de explicar como a 'reforma' da Previdência do governo de Jair Bolsonaro impactará na vida da classe trabalhadora.

 

Clique aqui para ver fotos da Greve Nacional da Educação em Maceió.

Fonte: Seec-AL

Mais Notícias

+ Ver todas