Sindicato faz parceria com a REPES para melhorias na assistência aos empregados da Caixa

O Sindicato recebeu na manhã desta sexta-feira (3/05) a visita do coordenador da Representação da Gestão de Pessoas da Caixa (REPES), Valécio de Azevedo Melo, oportunidade em que tratou de várias questões de interesse dos empregados. Estiveram na pauta, entre outros assuntos, pendências relativas à assistência à saúde, condições de trabalho e quadro de pessoal, todas anotadas pelo gestor da empresa, que prometeu estuda-las e se empenhar por soluções.

"Nosso objetivo nesse encontro foi buscar parceria com a GEPES para reduzir as carências e tentar resolvê-las. São muitos os problemas enfrentados pelo funcionalismo", disse o presidente do Sindicato, Márcio dos Anjos, que esteve acompanhado na reunião pelos diretores Cícero Matheus, José Marconde e Ismael Monteiro, os dois últimos empregados da Caixa.

A sobrecarga de trabalho e o adoecimento dos funcionários, provocados pela cobrança de metas abusivas e falta de novas contratações, estiveram no centro das discussões. O Sindicato lamentou que, mesmo com o número crescente de empregados que tomam remédio taja-preta, e muitos que se afastam do trabalho, a Caixa vem dificultando a emissão da CAT (Comunicação de Acidente no Trabalho), imprescindível para que o INSS conceda o auxílio doença acidentário.

"Cerca de 80% das CATs referentes a empregados da Caixa têm sido emitidas pelo Sindicato. Ou a empresa dificulta a emissão, ou deixa de emitir no prazo necessário, que é o que antecede a perícia médica do INSS", disse o diretor José Marconde.

No tocante a novas contratações, o Sindicato cobrou o apoio da REPES para o cumprimento da lei que trata das Pessoas Com Deficiência (PCDs), e cujo texto se repete em normativo da Caixa. Ou seja, a empresa deve ter em seu quadro lotação de 5% com PCDs, mas só preencheu até hoje cerca de 1,8%. "O próprio movimento sindical já ganhou uma ação judicial que obriga a Caixa a cumprir a legislação, e estamos apelando a REPES para que ajude a ampliar o quadro de PCDs em Alagoas", disse o diretor Ismael Monteiro.

Outro assunto tratado na reunião foi a rede credenciada de do Saúde Caixa, que tem se mostrado insuficiente e, as vezes, ineficiente, sobretudo no interior do estado. O Sindicato pediu a REPES que seja feito um levantamento, prospecção e, em seguida, a ampliação e melhoria.

Valécio propôs na reunião a otimização do PCMSO, com a unificação do calendário de execução com outros bancos, bem como parcerias com outras associações de empregados da Caixa para a melhoria da utilização dos canais de atendimento na Internet.

Fonte: Seec-AL

Mais Notícias

+ Ver todas