Bancários do Santander que tiveram os cargos unificados têm até 1 ano para obter o CPA 10

“;O  banco Santander não pode pressionar os bancários da instituição que tiveram seus cargos unificados, para isso existe a resolução 3057 do Banco Central”;.

 

O Sindicato dos Bancários de Alagoas informa aos funcionários que  tiveram seus cargos unificados, principalmente Caixas, terão até um ano para obter o certificado CPA 10, contando da data de mudança da atividade, assim informa a resolução 3057 DO Banco Central.   

O diretor José Aragão que também é funcionário do Santander informa que qualquer dúvida os bancários entre em contato com o Sindicato. “;Os colegas que estiverem sendo ameaçados de forma ilegal nos procurem e denunciem. O banco não tem o direito de amedrontar os bancários, muito menos de obrigar os funcionários a fazer o curso no período quem eles desejam. Temos a resolução 3057 do BC, garantindo o prazo de um ano para obter o certificado  do CPA 10, contando com a data de mudança do cargo”;, falou José Aragão.  

 A Resolução do BC 3057 (revogada pelo texto da Resolução 3158, de 17/12/2003) diz no Artigo 1º

Estabelecer que os empregados das instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, para exercerem, na própria instituição, as atividades de distribuição e mediação de títulos, valores mobiliários e derivativos, devem ser considerados aptos em exame de certificação organizado por entidade de reconhecida capacidade técnica.

 Parágrafo Único: Na hipótese de o empregado passar a exercer atividade diferente daquela para a qual tenha sido considerado apto, na própria instituição ou em outra, a habilitação para o exercício da nova atividade, se exigida, deve ser providenciada no prazo de um ano, contado da data da mudança de atividade.

 Portanto, está claro que os funcionários que mudarem de cargos, principalmente caixas, terão até UM ANO PARA OBTER O CERTIFICADO CPA 10, CONTADO DA DATA DE MUDANÇA DE ATIVIDADE.

 

Mudanças

O Santander começará a implantar um processo de unificação de funções na rede de agências. Os cargos envolvidos serão os de caixas, agente comercial, coordenador de agência, gerente Pessoa Física e assessor Pessoa Física. Os trabalhadores que ocupam essas funções passarão a se chamar gerentes de negócios e serviços. Os representantes do banco disseram que não haverá terceirização de funcionários, e haverá jornadas de oito e seis horas.

 

Lucro

Em 2018, o banco lucrou R$ 12,166 bilhões, um aumento de 52,1% em relação a 2017. O Santander ao invés de retirar caixas e empurrar os clientes para o autoatendimento, pressionar funcionário a cumprir metas impossíveis poderia e deveria investir em pessoal para melhorar as péssimas condições de trabalho e atendimento pessoal. E colaborar para aumentar postos de trabalho no Brasil, onde obtém 25% do seu lucro mundial!

 

Fonte : SPbancários com Seec-AL

Mais Notícias

+ Ver todas