SSP garante CISP e outras medidas de segurança em Mata Grande. Sindicato e comunidade exigem reabertura imediata das agências

O secretário de Segurança Pública de Alagoas, coronel Lima Júnior anunciou oficialmente ontem (18), em reunião com o Sindicato e representantes de Mata Grande, a instalação de um Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) naquele município. A estrutura policial, criada recentemente pelo governo do Estado, vinha sendo uma condicionante colocada pelo Banco do Nordeste para reformar e reabrir sua agência na cidade, devido aos últimos assaltos.

Cobrado pelo Seec-AL e as lideranças locais, Lima Júnior também concordou em adotar providências emergenciais para melhorar a segurança de imediato, até que o CISP seja construído. Entre as ações de curto prazo estão o reforço de policiais e mais rondas. O secretário pediu à Prefeitura de Mata Grande para auxiliar com outras medidas, como a instalação de câmeras de monitoramento nas ruas da cidade e a criação de uma guarda municipal. A Secretaria promete ainda disseminar o programa "Disque Denúncia", para obter informações sobre crimes, contribuindo assim para o trabalho de inteligência das Polícias Militar e Civil.

A audiência na Secretaria de Segurança foi uma solicitação do Sindicato e dos representantes do poder público em Mata Grande, que queriam, além de uma resposta oficial sobre a instalação do CISP, medidas imediatas para melhorar a segurança na cidade. Junto com diretores do Seec-AL, estiveram no encontro dirigentes da Prefeitura e da Câmara Municipal de Mata Grande, a Fetag, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a CUT, comerciantes e bancários aposentados da região.

O presidente do Sindicato, Márcio dos Anjos considerou o resultado da audiência bastante positivo. Segundo ele, o Banco do Nordeste não tem mais como protelar a reforma e a reabertura da agência, uma vez que suas condições estão sendo atendidas. "Nós, que cobrávamos a reabertura da agência independente do CISP, voltaremos a sentar com a direção do banco para exigir que ele cumpra a palavra", afirmou.

O Sindicato também vai procurar o Banco do Brasil para cobrar da instituição a reabertura da sua agência local, também fechada após o último assalto e explosão. "A exemplo do BNB, o BB também usa o argumento da falta de segurança para manter sua agência fechada, e isto não pode continuar, porque traz imensos prejuízos à população", acrescenta Márcio dos Anjos.

O Seec-AL e demais entidades que participaram da audiência solicitaram um documento da SSP, no qual o órgão discrimine as ações emergenciais e de médio prazo que serão implementadas, com seus prazos. Segundo o secretário de Segurança, o CISP é uma obra rápida, cuja execução se dá em torno de três meses. O de Mata Grande consta do terceiro lote já autorizado pelo governo e está em fase de licitação.  Até sua inauguração, serão adotadas as medidas emergenciais anunciadas na audiência de ontem.

Além de contribuir para a reabertura das agências bancárias em Mata Grande, os CISPs e o reforço na segurança também darão mais confiança aos bancos para reabrir unidades em outros municípios. Um deles é Pão de Açúcar, cuja ordem de serviço do Centro Integrado de Segurança Pública já foi assinada pelo governo do Estado. "Soubemos que o BB já se comprometeu a reabrir sua agência na cidade. E cobramos isto pessoalmente da nova superintendente, quando ela visitou o Sindicato. Cobramos a reabertura de todas as agências que foram fechadas após as explosões e assaltos", discorreu Márcio dos Anjos.

O Sindicato tem lutado há vários anos para reduzir a onda de assaltos e explosões nas agências bancárias, bem como para melhorar as condições de segurança, tanto nas ruas quanto nos bancos. Diversas reuniões e audiências foram realizadas com representantes do poder público e gestores dos bancos. A entidade entende que boas condições de segurança pública são fundamentais para qualquer município, mas questiona a atitude das instituições financeiras de culpar apenas a fragilidade das polícias pelo fechamento das agências. Os próprios bancos não têm investido adequadamente e de forma suficiente na segurança de suas unidades. Condicionar a reabertura de agências assaltadas a instalação de CISPs ou outras estruturas de segurança pública soa como oportunismo.

Na audiência com a SSP, o secretário Lima Júnior também questionou esse fato. Indagou se as agências continuam fechadas por debilidade da segurança do Estado ou por uma política interna dos bancos. Ele disse saber das reestruturações que vêm ocorrendo na Caixa, BB e BNB, cujo objetivo é reduzir o tamanho das instituições, inclusive com fechamento de unidades.

O Sindicato admitiu o raciocínio, e disse estar lutando também neste campo para impedir o esvaziamento dos bancos públicos. "O apoio e a parceria da população, junto com as autoridades e órgãos públicos, são fundamentais para revertemos esse quadro. Mata Grande está dando um grande exemplo", disse Márcio dos Anjos.

Dando sequência à luta pela reabertura das agências fechadas, o Sindicato entregará nesta terça-feira (19) um ofício ao deputado Paulo Fernando dos Santos (Paulão-PT), no qual solicita a ajuda dele para uma audiência com o governador do Estado. O encontro com Renan Filho será para reiterar a construção do CISP em Mata Grande, entre outras medidas de segurança.

Mais Notícias

+ Ver todas