Sindicato abre Dia Nacional de Luta com manifestações nas agências

Buscando fortalecer o movimento nacional que resiste às medidas antitrabalhistas, de ataque às empresas públicas e de redução dos direitos e conquistas - algumas anunciadas pelo governo interino de Michel Temmer e outras que já tramitam no Congresso Nacional - o Sindicato realizou na manhã desta quinta-feira (9) manifestações nas agências bancárias do centro de Maceió, convocando os bancários e a população para se engajar no processo de luta.

A mobilização, além de alertar para o retrocesso que tais medidas e projetos representam, inclusive nas áreas de saúde, previdência e educação, abriu a série de protestos que serão realizados nesta sexta-feira (10) em todo o território nacional, em mais um Dia Nacional de Luta convocado pela CUT e outras centrais sindicais. Em Maceió haverá um ato a partir das 9 horas, seguido de passeata pelo Centro. O local de concentração é a Praça Centenário.

"Os ataques desse governo interino e do Congresso conservador é contra todos os trabalhadores, mas os bancários serão uma das categorias mais afetadas", disse o presidente do Sindicato, Jairo França, prevendo imensas dificuldades já na Campanha Nacional deste ano. Ele cita a terceirização sem limites e a abertura do capital das empresas estatais como os projetos de maior impacto para a categoria, porque precarizam a relação de trabalho, aumentam as demissões e acabam com a gestão/papel social dos bancos públicos.

"Isto fora outras medidas e projetos que atingem todos os trabalhadores. Uma é a aposentadoria somente aos 65 anos para homens e mulheres, que penaliza quem começa a trabalhar cedo, além de submeter a mulher a situação de escravidão, devido à sua jornada dupla de trabalho", acrescentou Jairo.

Durante as manifestações nas agências, o Sindicato distribuiu com os bancários, clientes e usuários um panfleto (clique aqui para ver), no qual denuncia as mais de 50 medidas e projetos de lei que tramitam em Brasília. Elas foram elencadas pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), órgão que auxilia os movimentos sindical e sociais.        

A atividade desta quinta-feira nos bancos terminou com o Sindicato convidando os bancários e a população para participar do Dia Nacional de Luta nesta sexta-feira, dirigindo-se à Praça Centenário.

Seec-AL    

Mais Notícias

+ Ver todas