Marcha Mundial das Mulheres protesta contra violência

Ato público no Centro de Maceió reivindica medidas do Governo contra altos índices de mulheres agredidas e assassinadas em Alagoas, e repudia Eduardo Cunha

No Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Mulher, 25 de novembro, a CUT e a Marcha Mundial das Mulheres em Alagoas realizam um ato público no centro de Maceió, cobrando respostas e ações efetivas do poder público pelo fim da violência. A concentração está marcada para as 09h, na praça Sinimbu.

A pauta apresentada pelas manifestantes denuncia, entre outras coisas, o fechamento do Centro Especializado de Atendimento à Mulher em situação de violência e a falta de delegacias especializadas da mulher. Preocupadas com os casos de mortes de mulheres que se multiplicam, elas destacam que o mapa da violência apresentado no início deste mês constata a falta de prioridade que o Governo tem dado ao assunto.

 “;Desde o início do ano estamos tentando dialogar com o Governo, mas quase não temos resposta. No dia 06 de março realizamos uma caminhada no centro, e protocolamos um pedido de audiência, com as pautas das mulheres. Sete meses depois, nada havia sido feito. Voltamos às ruas em outubro, protocolamos mais uma vez a carta. Fomos recebidas pela assessoria do governo, que prometeu retorno em 15 dias, promessa que não foi cumprida”;, relata Girlene Lázaro, Secretária da Mulher da CUT Alagoas e uma das coordenadoras da Marcha em Alagoas.

Nacionalmente, o ato repudia o Projeto de Lei 5069, de autoria do Deputado Eduardo Cunha, que elas consideram um retrocesso nos direitos das mulheres. “;A mulher que sofre violência sexual atualmente recebe um atendimento pelo Estado, que tenta minimizar os danos, fornece medicamentos. Essa lei sendo aprovada, interfere até neste atendimento, dificultando inclusive o trabalho de profissionais de Saúde”;, explicou Girlene.

A Marcha Mundial das Mulheres

A Marcha Mundial das Mulheres é um movimento feminista internacional, que surgiu no ano 2000 como uma grande mobilização que reuniu mulheres do mundo todo em uma campanha contra a pobreza e a violência. As ações começaram em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, e terminaram em 17 de outubro, organizadas a partir do chamado “;2000 razões para marchar contra a pobreza e a violência sexista”;. Em Alagoas, tem uma representação significativa, composta por mulheres de várias instituições, entre elas a Central Única dos Trabalhadores, sindicatos, estudantes e movimentos sociais.

Serviço

Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Mulher

Dia: 25 de novembro

Hora: 09h00

Local: Praça Sinimbu (concentração)               

Fonte: Sinteal

Mais Notícias

+ Ver todas