CUT levará ao Congresso propostas para reconquista de direitos

Central defenderá a valorização do salário mínimo, o fortalecimento de negociações coletivas e da organização sindical e a regulamentação do trabalho por aplicativo

As prioridades da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em 2023 são a política de valorização do salário mínimo, o fortalecimento da negociação coletiva e da organização sindical e a regulamentação do trabalho por aplicativo, em especial o dos entregadores.

Os temas foram definidos em reunião da Direção Executiva Nacional, nesta sexta-feira (3), em São Paulo. Em 90 dias, a CUT, junto com as demais centrais, apresentará projetos ao governo e ao Congresso Nacional a respeito das três pautas.

"São três mesas nacionais instaladas por Lula, tratando desses temas, que terão a atuação e participação do movimento sindical para apesentar propostas para beneficiar a classe trabalhadora, em um prazo de 45 dias, que podem se estender por mais 45 dias", explicou o presidente da CUT, Sérgio Nobre.

As propostas serão debatidas com o governo, transformadas em Projetos de Lei e apresentadas ao Legislativo. "Tudo passará pelo Congresso Nacional. Por isso, a CUT atuará junto aos parlamentares para debater e apresentar os projetos. Mas, faremos também uma grande campanha nacional nas próximas semanas para conscientizar a sociedade sobre a importância dessas pautas e, em especial, de que o sindicato é o instrumento importante para ter direitos", afirmou o presidente da CUT.

Veja detalhes de cada uma das três pautas na matéria completa, no site da CUT.

Fonte: CUT Nacional.

 

Mais Notícias

+ Ver todas