Diretores do Sindicato discutem propostas para valorizar a negociação coletiva

Documento tirado em seminário será levado ao Ministério do Trabalho

O Sindicato dos Bancários de Alagoas participou na última quarta-feira (1º/02) do seminário "Valorização da Negociação Coletiva", promovido pela Articulação Sindical, corrente majoritária da Central Única dos Trabalhadores. No evento, que definiu propostas a serem apresentadas ao Ministério do Trabalho, colaboraram com os debates o presidente do Seec-AL, Márcio dos Anjos, e o diretor Luciano Silva.

O Seminário aconteceu após o encontro de sindicalistas com o Presidente Lula e o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, ocorrido em 18 de janeiro. Naquela oportunidade, foram criadas três Mesas Nacionais de Negociação, sendo uma delas a de "Valorização da Negociação Coletiva", com prazo de 45 dias, prorrogável por mais 45, para apresentar propostas do movimento sindical ao governo.

"Tivemos um evento bastante produtivo. Nele pudemos aprofundar as relações com outros sindicatos e categorias, buscando a construção de uma pauta que fortaleça a negociação coletiva", disse o presidente do Sindicato. Ele lembrou que a negociação e a mobilização sempre foram instrumentos fundamentais para a consolidação de direitos e o avanço de conquistas na categoria bancária, e que devem ser priorizados nas relações de trabalho. "O Ministério do Trabalho precisa ter um papel incisivo neste sentido", acrescentou.

O Seminário Nacional da Articulação Sindical aconteceu no Sindicato dos Bancários de São Paulo, com a participação de lideranças bancárias de todo o Brasil, entre elas dirigentes da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

 

Mais Notícias

+ Ver todas