Após denúncia, Sindicato aciona MP para apurar menção ao Nazismo dentro do BB

NOTA

Após denúncia de bancários do Banco do Brasil, em que apontam manifestação de um gestor da instituição que conota simpatia ao ditador Adolfo Hitler, o Sindicato dos Bancários de Alagoas se dirige à categoria e ao conjunto da sociedade para repudiar o ato, lamentando que a manifestação descabida e inapropriada, veiculada em whatsapp corporativo do banco, tenha partido justamente de um dos maiores representantes do BB no estado, o qual deveria dar bom exemplo.

A infeliz manifestação, na qual o denunciado utiliza a figura de Hitler formando um coração com a mão, foi feita pelo gestor quando ele comentava o afastamento de um diretor de São Paulo, em razão do mesmo ter feito piada sobre o extermínio de judeus, principal marca do nazismo e do regime genocida de Adolf Hitler. Em seu comentário, o gestor do BB em Alagoas deixa transparecer que o motivo do afastamento foi por assédio moral, e que no tocante a referência sobre o nazismo "a equipe só queria um motivo".

Tal atitude causou repercussão negativa e forte reação no meio do funcionalismo, com alguns acusando o gestor de tentar minimizar o conteúdo de cunho nazista utilizado pelo diretor de São Paulo.

Face ao exposto, e considerando o pedido de providências encaminhado pelos funcionários do BB em sua denúncia, a diretoria do Sindicato, além de lamentar e repudiar o fato denunciado, está encaminhando o caso para o Ministério Público, para que o órgão apure a ilicitude, o alcance e as implicações do referido ato.

Não obstante, o Sindicato apela a toda categoria bancária, independente do cargo que cada profissional ocupe, para que tenha cautela, prudência e bom-senso naquilo que veicula, sobretudo nos grupos de rede social, que possuem alcance coletivo e ambiente de caráter público. Postagens inapropriadas, com teor delituoso e que possam gerar repulsa, não devem ser publicadas, nem compartilhadas.

Todos sabemos que o Nazismo, ou qualquer símbolo que o represente, é crime, não podendo ser utilizado sequer para comparações, exemplificações ou como ironia. Isso é o mínimo que podemos fazer em respeito aos milhões de vítimas que foram perseguidas, torturadas e assassinadas por esse cruel e sanguinário regime.


SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE ALAGOAS

A DIRETORIA

 

Mais Notícias

+ Ver todas