Plenária explica nesta quarta-feira (17) andamento da Campanha dos Bancários

Evento será virtual e apresentado por diretores do Sindicato

O Sindicato dos Bancários de Alagoas realiza nesta quarta-feira (17/08) uma plenária virtual sobre o andamento da Campanha Nacional dos Bancários, na qual serão transmitidas informações a respeito das negociações com os bancos. Também haverá discussão sobre o processo de mobilização da categoria e os próximos passos a serem dados pelos trabalhadores.

A plenária será na plataforma ZOOM, a partir das 19 horas. O Sindicato enviará para os bancários cadastrados na entidade o link para ter acesso à sala. Aqueles que não receberem podem solicitar pelo telefone 99699-0029.

"É importante que os colegas participem. Não só para se atualizar sobre a Campanha, mas para tirar dúvidas e fazer sugestões. Com a categoria bem informada, maior será nosso poder de mobilização para exigir dos bancos que atendam as nossas reivindicações", disse o presidente do Sindicato, Márcio dos Anjos, que comandará a plenária virtual. Além do dirigente, que é membro do Comando Nacional dos Bancários e participa das negociações com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), haverá explicações dos diretores do Seec-AL Carlos Alberto Oliveira (Banco do Brasil), José Marconde (Caixa Econômica Federal) e Iury Filgueira (Banco do Nordeste do Brasil).    

Nas negociações ocorridas até agora, os bancos não apresentaram para a categoria a sua proposta global (com resposta para todas as reivindicações).

A minuta de reivindicações dos bancários foi entregue aos bancos há exatamente dois meses (no dia 15 de junho). Desde então, foram realizadas 10 reuniões de negociações entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), além de diversas outras reuniões específicas entre comissões de trabalhadores e dos bancos em que trabalham.

Dia Nacional de Mobilização

Além da plenária desta quarta e de atividades anteriores realizadas pelos sindicatos, a categoria prepara um Dia Nacional de Mobilização, agendado para a próxima sexta-feira (19/08).

Principais reivindicações

Na pauta definida pela categoria destacam-se a reposição salarial e para as demais verbas com base na inflação do período entre 1º de setembro de 2021 e 31 de agosto de 2022 (INPC) mais 5% de aumento real. Veja outras reivindicações:

Aumento maior para o VR e VA;

Garantia dos empregos;

Maior participação nos Lucros e/ou Resultados;

Fim das metas abusivas;

Combate ao assédio moral;

Acompanhamento e tratamento de bancários com sequelas da Covid-19;

Jornada de quatro dias por semana.

 

Mais Notícias

+ Ver todas