Sindicato mobiliza bancários para a reta final da Campanha

Objetivo é preparar reação da categoria e pressionar os bancos na mesa de negociação

O Sindicato deu início nesta segunda-feira (8/08) a mais uma etapa de mobilização da Campanha Nacional dos Bancários, convocando toda a categoria para intensificar a luta em defesa das suas reivindicações e por avanços nas negociações com os bancos. Em semana decisiva de reuniões, quando se espera respostas da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para as demandas apresentadas pelos trabalhadores, a ordem é ampliar o debate nos locais de trabalho, aumentar a pressão sob os bancos na mesa de negociação, e preparar-se para a greve caso seja necessário.

Após sete rodadas de negociação, que aconteceram nos últimos 50 dias, a Fenaban e as diretorias dos bancos públicos em nada avançaram nas tratativas com o Comando Nacional dos Bancários. Segundo o presidente do Sindicato, Márcio dos Anjos, que é membro do Comando e participa das negociações, a postura dos bancos tem sido ignorar, discordar e criticar as reivindicações apresentadas pela categoria, além de postergar as respostas a respeito da minuta.

"Esse ritmo e comportamento nas negociações não nos interessa. Exigimos respeito e seriedade dos bancos. Queremos respostas concretas o mais breve possível, até porque temos prazo para fechar um acordo, que não pode exceder 31 de agosto", disse ele. O dirigente lembra que, com o fim da ultratividade, extinta pela reforma trabalhista, a atual Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e os atuais acordos específicos por banco perderão a validade, sendo necessária a imediata renovação na data-base da categoria (1° de setembro).

O Sindicato esteve em diversas agências bancárias de Maceió nesta segunda-feira para protestar contra os bancos e dialogar com os bancários. Na oportunidade, os diretores passaram informes sobre o andamento da Campanha e das negociações, distribuíram impressos, e pediram aos trabalhadores para se engajar de corpo e alma nas mobilizações. Em breve, o Comando Nacional da categoria estará definindo um calendário de luta para a reta final da campanha, que incluirá assembleias nos estados, onde serão deliberadas atividades e outros posicionamentos por parte da base.

A mobilização desta segunda-feira ocorreu em momento importante das negociações, quando a Fenaban e o Comando Nacional dos Bancários davam continuidade à discussão das cláusulas econômicas da CCT, entre elas a Participação nos Lucros ou Resultados (PLR). As tratativas da Campanha Nacional em busca de um acordo, tanto com a Fenaban quanto com os bancos públicos, prosseguem até o final do mês, com reuniões diárias que se estenderão de 11 a 27/08.

Clique aqui para baixar o informativo sobre o andamento da Campanha

 



Clique aqui para baixar o arquivo



Mais Notícias

+ Ver todas