Santander não quer pagar horas extras aos finais de semana

Termo imposto pelo banco desrespeita CCT e Acordo

O Santander impôs termo de compensação de horas aos finais de semana e feriados para todos os trabalhadores que registram jornada, sem nenhuma negociação com o Sindicato. De acordo com o termo, todo trabalho extra realizado poderá ser compensado em até seis meses, inclusive o trabalho aos finais de semana e feriados, que será compensado, e não pago.

"Isto fere a Convenção Coletiva de Trabalho, o Acordo Específico do Santander e também o Acordo de Banco de Horas Negativas, que já estava assinado", protesta o diretor do Sindicato e integrante da Comissão de Organização dos Empregados (COE/Santander), José Aragão.

A coordenadora da COE, Lucimara Malaquias, denuncia que o banco já considerou este termo de compensação em seis meses na antecipação dos feriados em São Paulo, inclusive para os trabalhadores que ainda não tinham assinado o termo. "Também temos conhecimento que gestores estão assediando bancários para que assinem o termo, o que é inadmissível", afirmou.

A dirigente lembra que todas as vezes que o banco não respeita o processo de negociação e impõe acordos diretos aos trabalhadores é com o intuito de retirar direitos.

"O Santander alega que algumas áreas específicas já fazem trabalho aos finais de semana. Em nenhum momento nós, representantes dos bancários, nos recusamos a negociar um acordo para estes trabalhadores. O que nós não aceitamos é uma negociação rebaixada, visando à retirada de direitos. Isso jamais terá a concordância do Sindicato", diz Lucimara.

Fonte: Seec-AL com Seeb-SP

Mais Notícias

+ Ver todas