Definido o calendário de negociações da Campanha dos Bancári@s

Primeira reunião será dia 4, sobre teletrabalho; Fenaban não se compromete com a ultratividade

Foi definido nesta sexta-feira (31/07) o calendário de negociações da Campanha Nacional d@s Bancári@s. O cronograma foi acertado na reunião por videoconferência entre o Comando Nacional da categoria e os representantes da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). A primeira negociação será sobre teletrabalho.

A proposta para o calendário de negociações foi apresentada pela presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Setor Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira (veja o calendário completo ao final da matéria). Para a semana que vem, a proposta é de haver duas reuniões de negociação, a primeira em 4 de agosto, quando seria debatida a regulamentação do teletrabalho, e outra no dia 6, quando o tema seria a defesa do emprego.

"Que a negociação avance. Antes tínhamos o problema do deslocamento de diretores de entidades sindicais de todo o Brasil e o retorno logo após a reunião. Agora, com reuniões em videoconferência, entendemos que é possível acelerar esse calendário. Como fomos pegos por uma pandemia, propomos um calendário mais acelerado", explicou Juvandia. O negociador da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), Adauto Duarte, aceitou a proposta de calendário.

Outro ponto levantado na reunião foi o da ultratividade, que garante a validade dos Acordos Coletivos e Convenção Coletiva até que se negocie outra. Desde a reforma trabalhista de 2017, não está mais em vigor a ultratividade. Conquistas como Participação dos Lucros e Resultados (PLR), Vale-Alimentação, Vale Refeição, auxílio-creche, adicional por tempo de serviço, licença maternidade estendida e outros direitos contidos na CCT dos bancários ficam ameaçados caso um novo acordo não seja fechado até 31 de agosto.

"Temos insistido com a ultratividade desde o começo na negociação da pandemia. Todos estamos preocupados com a vida dos trabalhadores, não devemos agregar mais essa tensão que é a validade das cláusulas dos acordos", ressaltou a presidenta da Contraf-CUT. Os representantes da Fenaban tentaram evitar uma definição sobre a ultratividade e se disseram convictos de que a negociação terminaria antes do dia 31. "A ultratividade é importante e a Fenaban se negou a assinar. Podemos ter dificuldade no fechamento da negociação e aumentar os conflitos caso não tenhamos mais tempo. Por isso reiteramos o pedido da prorrogação do acordo. Cobramos que eles reavaliem a questão", declarou Juvandia.

Banco do Brasil

Ao final da negociação com a Fenaban, o Comando Nacional dos Bancários se reuniu com diretores do Bando do Brasil, para a entrega da pauta específica dos trabalhadores da instituição. As reivindicações foram definidas no 31º Congresso dos Funcionários do banco, realizado no dia 12 deste mês.

Entre os pontos apresentados aos representantes da direção do banco está a luta contra a privatização com a defesa do caráter público do BB; a manutenção da mesa única de negociações com a Fenaban; a manutenção dos direitos dos funcionários; e a regulação do teletrabalho. A próxima reunião foi agendada para o dia 5 de agosto. Em pauta o debate sobre teletrabalho.

"A participação da direção do banco na mesa única é algo que ocorre ao longo de muitos anos, desde 2003. Vocês sabem bem da nossa defesa dos bancos públicos que está na minuta entregue hoje", disse Juvandia Moreira.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Alagoas, Márcio dos Anjos, que integra o Comando Nacional dos Bancários, convoca toda a categoria a acompanhar as negociações, bem como manter a mobilização, de forma a construir um vigoroso movimento de reação, caso os bancos não avancem nas discussões. "Vamos ficar alertas e preparados para a luta", enfatiza.

Veja o calendário das próximas negociações dos bancári@s

• Dia 04/08 - 11h/13h Teletrabalho

• Dia 06/08 - 14h Emprego

• Dia 11/08 - 14h/16h Saúde e Condições de trabalho

• Dia 13/08 - 11h Igualdade

• Dia 14/08 - 11h Cláusulas Sociais

• Dia 18/08 - 11h/13h Cláusulas Econômicas

Mais Notícias

+ Ver todas