NOTA OFICIAL: BNB descumpre Protocolo contra a Covid; Funcionários enfrentam rolo compressor em meio ao coronavírus

Neste momento em que todos os esforços se concentram no combate ao coronavirus e buscam segurar o avanço da pandemia da covid-19, o Sindicato dos Bancários de Alagoas repudia veementemente atitudes temerárias e inconsequentes do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) em Alagoas, que têm criado um ambiente de tensão e aflição entre os seus funcionários, além de expor ao risco a saúde e a vida de vários trabalhadores.

Cobranças diárias de metas, visitas forçadas a clientes, atendimentos presenciais para serviços que não são essenciais, exposição pública da produtividade dos bancários, pressões via WhatSapp e abertura de agências onde houve casos suspeitos da Covid-19 - sem que haja sanitização e troca da equipe - são algumas irregularidades cometidas pelo banco e alguns dos seus gestores no Estado.

Exemplo desta última irregularidade, que é a pior no rosário de violações do BNB, aconteceu na agência de União dos Palmares. Após a constatação de um caso suspeito de Covid-19, a unidade foi aberta normalmente no outro dia, com o afastamento apenas do funcionário envolvido, e dois que tinham mais contato com ele. No dia subsequente, outro caso suspeito eclodiu na agência, e o banco teimou novamente em abri-la.

O correto seria fechar a unidade, afastar preventivamente todos os funcionários, e só retornar os trabalhos após a desinfeção dos ambientes e a troca da equipe. É isto que consta do acordo firmado entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que foi construído após intensas negociações, na mesa da qual faz parte o BNB.

Além de não respeitar sua palavra e assinatura, intrínsecas no referido acordo, o BNB em Alagoas descumpre seu próprio PROTOCOLO DE CONTINGÊNCIA DA COVID-19, estabelecido pela diretoria para ser seguido em âmbito nacional. Diz o item 9.3 do documento que, identificado empregado apresentando sinais e sintomas compatíveis com a Covid-19, devem ser afastados os empregados assintomáticos para quarentena/teletrabalho, além de se proceder a higienização da unidade.

Ante o não cumprimento do dispositivo, resta indagar à diretoria do banco: o documento foi elaborado para proteger as pessoas, ou para a empresa 'ficar bem na foto'?

O BNB em Alagoas, com seus procedimentos equivocados e desumanos, descumpre não só seu PROTOCOLO e o da Fenaban, mas também a legislação vigente, pois comete Infração de Medida Sanitária Preventiva, prevista no Código Penal brasileiro.

Ao tempo em que reitera seu profundo repúdio às atitudes do BNB no estado, solidarizando-se também com os funcionários afetados pela perseguição e o desprezo do banco, o Sindicato dos Bancários de Alagoas responsabilizará a instituição e seus gestores por qualquer evento grave que venha a ocorrer com os trabalhadores, e cobrará nas instâncias cabíveis a punição daqueles que contribuírem, direta ou indiretamente, para que haja tal desfecho.

SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE ALAGOAS