Assembleia decide dia 12 sobre retirada de ações e assinatura do aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho.

Pauta envolve jornada de trabalho, abertura dos bancos aos sábados e não discussão com os sindicatos na construção da PLR

O Sindicato dos Bancários de Alagoas convoca todos os bancários do estado para uma assembleia geral no dia 12 de fevereiro (quarta-feira), a partir das 18 horas, na sede da entidade, para deliberar acerca da retirada ou não das ações da 7ª e 8ª horas, ajuizadas entre 1º/09 e 30/11 de 2018, e a assinatura do aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho.

O aditivo à CCT suspende até dezembro deste ano os efeitos da Medida Provisória 905. A referida MP, que se encontra em vigor, aumenta a jornada de trabalho dos bancários, permite a abertura dos bancos aos sábados e estabelece a negociação individual para a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), sem necessidade de constar na Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho.

Em sendo assinado o aditivo, ele garantirá os direitos firmados na Convenção Coletiva até dezembro de 2020, além de deixar claro, por escrito, que a jornada de trabalho do bancário é de seis horas, de segunda a sexta-feira, e que a PLR será também discutida em mesa de negociação.

"É fundamental que todos participem da assembleia, porque ela é instância máxima da categoria. Todos poderão opinar, propor e votar, sendo a decisão final a que for tirada pela maioria", destaca Márcio dos Anjos, presidente do Sindicato.

Antes da assembleia do dia 12, o Sindicato está fazendo visitas a locais de trabalho para esclarecer a situação e tirar dúvidas dos bancários. "É importante que todos busquem conhecer a MP 905, em todos os seus detalhes, para que possamos tomar uma decisão que, além de coletiva, seja tecnicamente embasada", acrescenta Márcio.

Confira abaixo o edital de convocação da assembleia, publicado no jornal Tribuna Independente de 5/02/2020.

 

Mais Notícias

+ Ver todas