Dia Mundial da Saúde Mental

José Marconde —; Secretário de Saúde do Seec-AL

 

Os problemas relacionados à saúde mental são considerados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) uma prioridade. Devido, entre tantas mazelas, ao sofrimento e ao grande número de dias de incapacidade que o transtorno mental pode causar.

 

 Pesquisa notifica que quase metade da categoria bancária já trabalhou doente: 47,21% disseram que, mesmo sem condições de saúde, não se afastaram das atividades profissionais. Trata-se de um problema da violência organizacional denominado PRESENTEÍSMO, que se tornou um grande problema na realidade do setor bancário. Refere-se a prática de trabalhar mesmo doente, sem condições, por medo de perder a função comissionada ou ser discriminado, preterido e perseguido no local de trabalho. No mesmo contexto, quando perguntados se conhecem alguém que já trabalhou adoecido, 48% responderam de forma afirmativa.

 

 O adoecimento psíquico está acometendo cada vez mais a categoria bancária. A situação é grave e acontece em consequência da sobrecarga de trabalho, falta de empregados, pressão para o cumprimento de metas abusivas e assédio moral.

 

 A definição das metas tem que ser estabelecida com a participação efetiva dos bancários e objeto de negociação coletiva entre o banco e a entidade representativa da categoria. Não dar mais para ser um contínuo gerenciamento de negócios, levando-se em conta exclusivamente o aumento do lucro.

 

Assim, é vital que os bancos coloquem em prática as nossas propostas concretas, já apresentadas, de criação de uma política de saúde do trabalhador bancário, em especial com relação à saúde mental.

 

 Não só neste dia 10 de outubro, a conscientização sobre a saúde mental no trabalho é assunto para o ano todo. Há a necessidade de cuidarmos ainda mais uns dos outros e todos nós temos um papel importante na construção de nossa saúde e da saúde coletiva.

 

 Participe e conte com o apoio e com as ações do nosso Sindicato.

 

 

 

Mais Notícias

+ Ver todas