Dívida pública de Alagoas é tema de debate no Sindicato dos Bancários

O Sindicato dos Bancários de Alagoas convida seus diretores e dirigentes sindicais de outras categorias a participarem de debate sobre a Dívida Pública de Alagoas, a realizar-se na próxima quarta-feira (14/08), a partir das 10 horas, na sede da entidade, com exposição prévia do professor e economista José Menezes Gomes.

Aberto a demais interessados, o debate deve abordar como surgiu, para que serviu e como está sendo paga a dívida pública do Estado, estimada hoje em cerca de R$ 7 bilhões. Ela impacta de maneira profunda a quantidade e a qualidade dos serviços públicos, com graves consequências para os trabalhadores, acelerando os problemas sociais.

O professor e economista José Menezes Gomes é coordenador do Núcleo da Auditoria Cidadã de Alagoas (Naca), fórum que se propõe a investigar a dívida pública de Alagoas desde a sua origem. O principal destaque é o processo de conversão em dívida federal, ocorrido em 1998, a uma taxa de 7% ao ano, indexada ao Índice Geral de Preços (IGP-DI). Isso comprometeu 15% da Receita Corrente Liquida do Estado.

Dados do NACA indicam  que, só no período de 1998 a 2014, o Estado pagou de serviço da dívida R$ 7, 3 bilhões.

Debates semanais

O evento da próxima quarta-feira dá sequência a uma série de debates promovidos pelo Sindicato para dirigentes sindicais. O objetivo é ampliar seus conhecimentos e atualizá-los a respeito da conjuntura nacional, estadual e sindical. Nesta semana (dia 6/08) o debate abordou a Medida Provisória 881, que trata da suposta 'Liberdade Econômica', mas que traz no seu bojo medidas prejudiciais aos trabalhadores. Uma delas é o trabalho aos sábados e domingos sem remuneração de hora-extra, e sem regime especial de folga.

A exposição sobre o assunto foi da economista Lúcia Caetano da Silva, professora da Ufal, especialista em economia social e do trabalho. Ela discorreu sobre vários aspectos da MP 881, conhecida também como a 'nova reforma trabalhista', uma vez que altera 36 artigos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Seec-AL

Mais Notícias

+ Ver todas