Bancários de Alagoas presentes na Conferência Regional do Nordeste

Reforma da Previdência e defesa dos Bancos Públicos são temas do evento organizado pela FETRAFI/NE

Bancários de toda a região nordeste estarão juntos nesta sexta-feira e no sábado (5 e 6 de julho) na VIII Conferência Regional da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Nordeste - Fetrafi/NE. O encontro, realizado em Fortaleza-CE, se dará pela discussão de temas como a soberania das Assembleias, Reforma da Previdência, defesa dos Bancos Públicos, defesa da Convenção Coletiva e Mesa Única. No último dia, haverá eleição de delegados da região para participar da Conferência Nacional dos Bancários, que será promovida nos dias 2, 3 e 4 de agosto, em São Paulo.

Alagoas participa da Conferência Regional com uma expressiva delegação, eleita em assembleia no dia 11 de junho. Contribuirão para os debates e deliberações os diretores do Sindicato Cícero Matheus, Luana Machado, Thiago Miranda, Ismael Monteiro, Cláudio Gama e Hugo Guimarães, além do presidente da entidade, Márcio dos Anjos, e dos diretores Alexandre Timóteo e Jairo França, que também são dirigentes da Fetrafi-NE.

A oitava edição da Conferência contará com a participação de 75 delegados. De acordo com Gustavo Tabatinga, secretário geral da Contraf-CUT, embora os bancários não tenham para 2019 a negociação coletiva, pois o acordo (de 2 anos) está vigente, a conferência é de extrema importância para debater pautas dos trabalhadores ante a um governo que, sempre que possível, ataca o movimento sindical. "Precisamos debater com veemência a defesa dos bancos públicos e, no nosso caso, a defesa do Banco do Nordeste que promove o desenvolvimento da nossa região e a melhoria de qualidade de vida do nosso povo", destaca.

Os delegados levarão para a Conferência as demandas relacionadas a temas como saúde do trabalhador, segurança, mulheres, dentre outras pautas de necessidade específicas de seus Estados. A é de que seja um encontro rico em discussões que trarão benefícios à categoria. "Temos que construir uma grande conferência que possa atender os interesses dos bancários da região nordeste. Em 2019 não teremos negociação coletiva, mas temos negociações específicas, negociações de mesas sobre vários temas, então é importante discutir as pautas de cada estado e entrar em um consenso que congregue a todos", observa o presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí, José Arimatéia Passos.

Para Márcio dos Anjos, presidente do Sindicato dos Bancários de Alagoas, a questão da saúde do trabalhador bancário é um tema de extrema importância e que deverá ser tratado com atenção. "Temos 60% dos bancários e bancárias desse país fazendo uso de remédios tarjas pretas ou vermelhas em virtude de cobranças absurdas de metas. Esse é um ponto que devemos discutir com muita seriedade e buscar junto a Federação Nacional dos Bancos meios de resolver definitivamente essa situação", afirmou.

Programação

A abertura do VIII Conferência Regional da FETRAFI/NE será às 19 horas desta sexta-feira, com a formação da mesa, aprovação do regimento e, logo após, análise de conjuntura realizada pela presidente da Contraf-CUT, Juvândia Moreira Leite.

Amanhã, a programação terá início as 8 horas com café da manhã e, às 9 horas, apresentação do tema "Reforma Trabalhista e Financiamento Sindical", com Gerson Marques, do Ministério Público do Ceará. Em seguida, Jefferson Oliveira fará o contraponto sobre o tema e, logo após, será aberto para debate com delegados e delegadas. O almoço está previsto para as 12h, com retorno das atividades às 14h.

Pela tarde, será realizada a apresentação do tema "Negociação Coletiva e Indústria 4.0", por Reginaldo Aguiar, do Dieese-CE, abrindo para debate logo após a finalização. A eleição dos delegados para a Conferência Nacional está prevista para ocorrer as 15h30, encerrando a VIII Conferência Regional.

Mais Notícias

+ Ver todas