Paralisação de agências reforça a Greve Geral em Alagoas

Bancários enfrentam a pressão dos banqueiros e cruzam os braços contra a 'reforma' da Previdência

Bancários de Alagoas e de todo o país não se intimidaram com as ameaças feitas por dirigentes de bancos públicos e privados e cumpriram a decisão de paralisar as atividades na sexta-feira (14/05), durante a Greve Geral. Só em Maceió, cerca de 30 agências bancárias ficaram fechadas durante a manhã, somando-se a diversas outras unidades que não abriram no interior.

Clique aqui para ver fotos da Greve. 

"Apesar do contexto desfavorável aos trabalhadores e da pressão exercida pelos bancos, que apostavam na normalidade do atendimento, os bancários deram seu recado, indo às ruas e paralisando as atividades na maior parte do dia", disse o presidente do Sindicato, Márcio dos Anjos. Segundo ele, foi uma manifestação inequívoca de que a categoria é contra a 'reforma' de Bolsonaro, e que não medirá esforços para continuar combatendo. "Os bancários de Alagoas deram uma grande e exemplar contribuição nesta luta", acrescentou.

O dia de Greve Geral em Maceió afetou ainda o funcionamento de vários setores, seja do comércio, indústria ou serviços. No setor público houve a paralisação de várias categorias de servidores, tais como previdenciários, professores e trabalhadores dos Correios. Também foi significativa a participação dos movimentos sociais, como dos sem terra e sem teto, bem como dos estudantes, educadores, pesquisadores e entidades da sociedade civil. Os vigilantes, igualmente, cruzaram os braços, e foram para a porta das agências ajudar na mobilização.  

A greve também foi em defesa das empresas públicas - entre elas o BB, a Caixa e o BNB - e contra o corte de verbas na educação.  

Além da paralisação em vários setores, a Greve Geral em Maceió contou com um grande ato público e passeata, realizados no período da tarde, com saída da Praça Centenário. Os bancários também participaram da manifestação, reafirmando o repúdio à ‘;reforma’; da Previdência e a defesa dos bancos públicos.         

Um balanço realizado pelas centrais sindicais ainda na tarde da sexta-feira apontou que 45 milhões de trabalhadores e trabalhadoras foram envolvidos na Greve Geral.

Mais Notícias

+ Ver todas