Bancárias participam de Lançamento da Marcha das Margaridas 2019

Mulheres lutam por um Brasil com soberania popular, democracia, justiça, igualdade e livre de violência

As bancárias participarão, nesta quarta-feira (22/05), do Ato de Lançamento da Marcha das Margaridas 2019, que ocorrerá , em âmbito nacional, na cidade de São Paulo. Está é a 6ª edição do evento, que será realizado em Brasília, nos dias 13 e 14 de agosto. O lema deste ano é "Margarida na luta por um Brasil com soberania popular, democracia, justiça, igualdade e livre de violência".

Coordenada pela Confederação Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), suas 27 Federações e mais de 4 mil Sindicatos filiados, a Marcha das Margaridas se constrói em parceria com os movimentos feministas e de mulheres trabalhadoras, centrais sindicais e organizações internacionais.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e o Sindicato dos Bancários de Alagoas são parceiros da Marcha, pois entende a sua importância para a organização das mulheres do campo, da floresta e das águas, e compartilha dos mesmos ideais de igualdade e liberdade.

De acordo com a secretária da Mulher da Contraf-CUT, Elaine Cutis, a Marcha realiza, há quase vinte anos, uma efetiva ação de luta das mulheres contra a exploração, a dominação e todas as formas de violência e em favor de igualdade, autonomia e liberdade. "Neste ano, temos como objetivo denunciar e protestar contra as condições de vida no campo, a pobreza, a desigualdade econômica e social, a violência, o racismo, a homofobia e a exclusão das mulheres das políticas públicas. Além de lutar contra o avanço da agenda antidemocrática, conservadora e privatista", afirmou.

Durante todo o ano, as trabalhadoras se preparam para o evento e realizam diversas atividades que combinam a mobilização de recursos financeiros e a mobilização política, envolvendo atividades formativas, debates e a construção descentralizada da plataforma e pautas de reivindicação.

"A Marcha nos retira da invisibilidade e potencializa a retomada das políticas públicas voltadas a sua autonomia política e econômica, por isso, convocamos todas as trabalhadoras, mulheres de movimentos sociais, sindical, feministas, estudantes e militantes para construir uma grande caravana para irmos à Brasília e, juntas, lutarmos contra a opressão e exigir justiça", convocou Elaine Cutis.

Mais Notícias

+ Ver todas