Sindicato promove palestra sobre a reforma da Previdência com ex-ministro Carlos Gabas

O Sindicato vem promovendo ativamente vários fóruns de discussão, organização de combate e estratégias de luta contra a reforma da Previdência, desde que foi lançada a PEC 06/2019, enviada ao Congresso Nacional no dia 20 de fevereiro

 

Retirada  de direitos, análise de conjuntura ,possível destruição da previdência pública do país. Esses foram alguns pontos citados pelo ex-ministro Carlos Gabas, em palestra ministrada na manhã deste sábado (06), no auditório do Sindicato. O evento contou com a presença de lideranças partidárias, representantes de entidades sindicais, bancários de base e movimentos sociais.

O objetivo da palestra foi fomentar o debate sobre os prejuízos da Proposta de Emenda à Constituição (6/2019) da reforma da Previdência, apresentada ao Congresso pelo Governo Bolsonaro,além de ampliar a discussão sobre a  reforma para que a população e os trabalhadores tendo pleno conhecimento das mudanças que estão sendo propostas.

Crítico ferrenho da proposta que dificulta o acesso à aposentadoria, reduzindo benefícios, Gabas comparou sistemas previdenciários de diversos países, defendendo que o modelo brasileiro não é deficitário, como tenta convencer o atual governo que propõe a capitalização, na qual cada trabalhador deverá fazer sua poupança individual, sem garantias. “;O que o atual governo deseja é entregar a previdência para os bancos. Garanto que a Previdência Social não está falida. Onde estão os cálculos atuariais? Sabemos que o capitalismo reproduz a concentração de renda e a exclusão social, o objetivo deles é destruir o conceito de solidariedade, instituído pela  constituição, a qual  assegura um modelo onde toda sociedade é responsável em reduzir a desigualdade social”;, destacou Carlos Gabas.

Os mais pobres terão seus direitos retirados, enquanto os mais ricos reduzirão  suas contribuições e terão suas dívidas perdoadas, carimbando de forma inescrupulosa um sistema de capitalização excludente e desigual,assim  destacou o presidente Márcio dos Anjos.“;A classe trabalhadora será penalizada por mais um golpe institucionalizado. Por isso precisamos estar devidamente  informados para esclarecer a população de que essa reforma representa o fim da sonhada aposentadoria, acabando de  vez com o sistema de proteção social”;, declarou Márcio dos Anjos. 

As mudanças nas regras para aposentadoria estão previstas para serem votadas até junho deste ano. Fazendo-se necessário mais do que nunca a mobilização da classe trabalhadora. 

Seec-AL

Mais Notícias

+ Ver todas