Palestras e debates no Sindicato fortalecem a luta dos trabalhadores

Reforma da Previdência, ataque aos sindicatos e corte de direitos foram discutidos no evento

Palestras e debates sobre legislação trabalhista, organização sindical, reforma da Previdência e conjuntura marcaram ontem (20/03) o dia de conferências promovido pelo Sindicato, cujo objetivo era atualizar e munir os trabalhadores para a luta em defesa dos seus direitos. Uma série de exposições, realizada por especialistas, abordou a Medida Provisória 873, que altera a forma de repasse das contribuições para os sindicatos; a reforma previdenciária, cuja proposta do governo tramita no Congresso; e as perspectivas da classe trabalhadora frente ao novo quadro nacional.

O evento, realizado na sede do Sindicato, reuniu bancários e outros interessados, dentre eles dirigentes sindicais. Na abertura dos trabalhos, o presidente do Seec-AL, Márcio dos Anjos, destacou a importância dos trabalhadores atualizarem sua formação politica, unirem-se em torno da defesa dos seus direitos, planejarem sua reação aos ataques, e participarem intensamente da luta. "Os trabalhadores precisam estar cientes e preparados para enfrentar essa conjuntura adversa", enfatizou.

Durante a manhã houve palestra e debate com o advogado João Onuki, especialista em direito previdenciário e membro do Conselho Nacional da Previdência Social, seguida de exposição do advogado Carlos Hidalgo, especialista em direito material e processual do trabalho. Este último também é presidente da Comissão de Estudos e Relações Trabalhistas da OAB/AL. Eles abordaram sobre a MP 873 e a Reforma da Previdência.

O período da tarde foi dedicado à palestra do sociólogo e cientista político Emir Sader, que abordou a respeito da conjuntura nacional e internacional, com destaque para o Brasil no século XXI. Ele falou sobre a restauração neoliberal e as perspectivas do país dentro do atual quadro social, politico e econômico.

"Esperamos que esse dia de reflexões e debates tenha contribuído para ajudar na organização e mobilização dos bancários e demais trabalhadores. Nossa intenção é promover outros eventos como este, tanto para a categoria bancária, com a discussão de pautas gerais e específicas, quanto para o conjunto dos trabalhadores", disse Márcio dos Anjos.

Uma nova palestra e debate já estão sendo agendados pelo Sindicato. Eles devem ocorrer no dia 6 de abril, tendo como tema a reforma da Previdência. O palestrante convidado é Carlos Gabas, ex-ministro da Previdência Social.

Seec-AL

Mais Notícias

+ Ver todas